Pesquisadores do projeto PRÓ-DEFESA participam da ERABED Norte 2019

A equipe do projeto “Entorno estratégico brasileiro: o nexo entre formação de região e diplomacia e cooperação em defesa”, coordenado pela Prof. Monica Herz e financiado pelo programa CAPES PRO-DEFESA, esteve presente no III Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. O encontro tinha como tema a diplomacia e cooperação em defesa na área na região das Guianas, que abarca Brasil (Amapá, Pará e Roraima), França (Guiana Francesa), Suriname, Guiana e a parte amazônica da Venezuela – mais da metade dos países que compõe a Amazônia Transnacional.

Realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2019, em Macapá – AP, na Universidade Federal do Amapá, o evento tinha por objetivo fomentar o diálogo e o debate acadêmico e social na área de Defesa, Segurança e Estudos Estratégicos, possibilitando a troca entre instituições distintas e representantes da sociedade civil (academia, setor público e empresariado) e militar, juntamente com alunos e a comunidade em geral, de modo a qualificar, difundir e socializar o conhecimento científico e a avaliação de políticas públicas produzidos na área na região Norte do Brasil.

A professora Monica Herz (IRI/PUC-Rio) apresentou a palestra “Crise do multilateralismo” e o professor Kai Michael Kenkel ofereceu o minicurso “Intervenção humanitária e operações de paz”. Além deles, os pesquisadores do Pró-defesa Danilo Marcondes de Souza Neto (ESG), Daniel Edler Duarte (EGN), Paulo Gustavo Pellegrino Correa (UNIFAP), Gutemberg de Vilhena Silva (UNIFAP) e Jodival Mauricio da Costa (UNIFAP), também participaram do evento.

Mais informações sobre o projeto pró-defesa podem ser encontradas aqui

América do SulBrasilCooperaçãoDefesaDiplomacia