Iniciação Científica (PIBIC): Seleção Extraordinária

Compartilhar

Informamos que estão abertas as inscrições para a seleção extraordinária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com a oferta de uma vaga ao projeto coordenado pela Profa Paula Sandrin.

AFETOS, EMOÇÕES E ABORDAGENS PSICANALÍTICAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Esta pesquisa propõe investigar como afetos e emoções contribuem para a reprodução e a transformação de três dimensões constitutivas da política internacional contemporânea: o nacionalismo, o capitalismo e o racismo. Analisaremos i) como emoções circulam e se sedimentam em determinados objetos de identificação e modos de vida (como a nação, a raça e o capitalismo); (ii) como atmosferas afetivas (ressentidas, raivosas, temerosas, melancólicas, nostálgicas, otimistas) são intensificadas, dissipadas e direcionadas; (iii) como efeitos de fronteira (entre “nós” e “eles”, dentro e fora) são criados e desfeitos; e (iv) como hierarquias (entre merecedores e não merecedores, superiores e inferiores) são mantidas e resistidas.  Para tal, mobilizaremos a literatura interdisciplinar que constitui a chamada “virada emocional” em Relações Internacionais, em particular aquela que se inspira na imbricação entre psicanálise e pós-colonialismo. Profa coordenadora: Paula Sandrin

Prazos:
Inscrições: até 19 de novembro de 2021 (17h) via formulário

Seleção
Comunicação das entrevistas até 23 de novembro de 2021
Entrevistas dia 26 de novembro de 2021
Divulgação de resultados: até 29 de novembro de 2021
Início dos trabalhos: fev/março de 2022

Observações importantes:
1) É fundamental ler o edital em anexo antes de se inscrever.
2) Toda a comunicação será feita por e-mail. É de responsabilidade da/o candidata/o ficar atenta a sua caixa de emails.
Para mais informações e FAQ, ver http://www.puc-rio.br/pibic.
Caso permaneçam dúvidas, entrar em contato com a Coordenadora de IC do IRI/PUC-Rio, profa. Isabel Rocha de Siqueira, em desiqueira.ir@puc-rio.br.

Tags

AfetosPsicanálise