Processo seletivo 2022-2023 da Pós-Graduação

Compartilhar

O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Relações Internacionais que terá início no primeiro semestre de 2023. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro. As informações completas estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados nos links abaixo.

O Mestrado e Doutorado Acadêmico se estruturam em três linhas de pesquisa – Arquitetura do Sistema Internacional; Conflito, Violência e Pacificação e Globalização, Governança e Desenvolvimento – perpassadas transversalmente por cinco grupos de trabalho (Normas, Regras e Instituições Internacionais; Segurança, Violência, Conflito e Pacificação; Globalização, Desenvolvimento e Economia Política; Identidade, Alteridade e Resistência no Local e no Global; e Mobilidades, Espaços e Resistências), integrados por docentes e discentes.

Os/as candidatos/as serão avaliados/as por uma banca examinadora composta por membros do corpo docente do Programa, aprovada pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto. As informações completas e detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis nos respectivos editais.