Prof. Paula Drummond tem projeto contemplado pelo edital APQ1 da FAPERJ

Compartilhar

A Prof. Paula Drumond teve seu projeto contemplado pelo edital APQ1 da FAPERJ. O Auxílio à Pesquisa (APQ 1) é uma modalidade do Programa Básico da FAPERJ que se destina a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais, conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente.

O projeto da professora intitula-se “‘Mulheres, Paz e Segurança’ na América Latina: Avanços e Desafios para a Construção e a Promoção da paz”.

A Resolução 1325 da ONU é um marco histórico nos debates sobre paz e segurança. Sua aprovação consagra o reconhecimento internacional acerca dos impactos diferenciados dos conflitos para as mulheres, destacando o seu papel fundamental para os processos de prevenção e resolução de conflitos. Essa resolução inaugura a agenda sobre “Mulheres, Paz e Segurança” (MPS), que demanda a inserção de abordagens sensíveis ao gênero em todos os esforços de manutenção, promoção e consolidação da paz. Desde a sua aprovação, uma série de investigações vêm se dedicando a examinar as conexões entre igualdade de gênero e paz sustentável. Estudos recentes identificam que países com altos índices de desigualdade de gênero apresentam maior probabilidade de mobilizar a força para resolver conflitos ou tensões políticas (Caprioli, 2005). Na mesma direção, outras pesquisas contribuíram para evidenciar como a participação de mulheres pode elevar a eficácia de iniciativas de paz, atenuando os riscos de conflito e instabilidade (Gizelis, 2009). Apesar da sua consagração no âmbito internacional, a agenda MPS tem contornos ambíguos na América Latina. A percepção da região como uma “zona de paz” contrasta-se com os altos índices de violência enfrentados no âmbito doméstico e com as alarmantes taxas de violência contra a mulher. Dados recentes da ONU apontam a América Latina como a região mais letal do mundo para mulheres e meninas (UNODC 2018). Diante do aumento nos índices de violência contra a mulher e a persistência nos históricos níveis de desigualdade de gênero, este projeto de pesquisa pretende mapear e analisar as políticas e processos de elaboração e implementação da agenda sobre MPS na América Latina, identificando suas contribuições e limitações para o avanço da paz sustentável na região. Ao investigar como a agenda MPS vem sendo produzida e implementada na América Latina, a pesquisa identificará quais são os desafios e dificuldades para a concretização local desse marco normativo.

Tags

MPSSegurança