Professoras do IRI participam da Conferência Anual da Latin American Studies Association (LASA)

Compartilhar

As professoras Claudia FuentesMônica HerzMarta Fernández e Maira Siman Gomes, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, participaram da Conferência Anual da Latin American Studies Association (LASA), realizada entre os dias 29 de abril e 01 de maio, em Lima, Peru. Elas foram ao evento representar a Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), junto com Isa Mendes Pedro Maia, assistentes de pesquisa do GSUM. 

LASA é uma associação composta de indivíduos e instituições dedicadas ao estudo da América Latina que se reúnem todos os anos em uma conferência para discutir temas especializados sobre a região. A missão dela é promover o debate intelectual, a pesquisa e o ensino sobre os países latino-americanos e o Caribe e seus povos em todas as Américas, promover os interesses dos sócios e incentivar a participação cívica por meio do aumento de uma rede de relacionamentos e debate público.

A conferência deste ano teve como tema “Diálogo de Saberes” e contou com dois painéis. No primeiro, intitulado “Regional Practices and Challenges in Conflict Resolution in Latin America”Claudia Fuentes apresentou o trabalho “Brazil in Conflict Resolution: Principles, Policies and Practices”, e Mônica Herz, coordenadora do GSUM, atuou como debatedora.  Já a segunda mesa, chamada “Concepts, theories and practices in international peace mediation and peacebuilding”, foi organizada pela professora Maira Siman Gomes, coordenadora adjunta do GSUM.

GSUM é uma plataforma de aprendizado, pesquisa e treinamento, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos e competências em mediação internacional entre acadêmicos, diplomatas, funcionários governamentais e atores não-governamentais do Sul Global. O projeto é resultado de uma parceria entre o IRI/PUC-Rio, o BRICS Policy Center e a Embaixada Real da Noruega no Brasil

Saiba mais aqui.

Tags

AcademiaAmérica LatinaLASAMediaçãoResolução de ConflitosSul Global