Professores do IRI/PUC-RIO recebem Prêmio “Cientista do Nosso Estado” e “Jovem Cientista do Nosso Estado” (FAPERJ)

Os professores João Nogueira, Isabel Siqueira e Paula Drumond receberam as Bolsas “Cientista do Nosso Estado” e “Jovem Cientista do Nosso Estado”. A bolsa tem como objetivo apoiar projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Confira os temas de pesquisa premiados:

O projeto conduzido pelo professor João Nogueira é intitulado “Resistências e contestação na política mundial: insurreições urbanas como contra-política transnacional. Uma análise da perspectiva do Sul Global”. A pesquisa examina o fenômeno das insurreições urbanas e sua relevância na política mundial. Para tanto, discute a relevância do conceito de resistência para analisar a política internacional hoje; avalia em que medida a investigação de práticas de contestação pode ser produtiva para a identificação e compreensão de processos de mudança em diferentes escalas da política mundial; e explora como os espaços urbanos vem se tornando lugares privilegiados de inovação política produzida por redes internacionais e transnacionais de poder e resistência. A pesquisa terá como objeto as insurreições urbanas em cidades como Santiago, Bogotá e Hong Kong. O projeto quer contribuir com esforços, no campo do pensamento crítico em RI, em particular nos estudos de sociologia política internacional, sobre conceitos como contra-política, contra-conduta, resistência e negatividade, mobilizados tanto na sociologia crítica quanto nas perspectivas da governamentalidade.

A pesquisa conduzida pela professora Isabel Siqueira é intitulada “Territorialização da Agenda 2030 da ONU: ODS16+ nas grandes cidades do Sul Global”, considerada uma sequência e complementação de seu projeto anterior sobre Paz e Desenvolvimento no mesmo contexto. Neste trabalho, estão envolvidos envolve estudos de caso com entrevistas e observação participante, buscando analisar como iniciativas de localização ou territorialização da agenda lideradas por redes da sociedade civil na cidade do Rio de Janeiro e na Cidade do México lidam com os desafios colocados ao ODS16+ e quais lições podem derivar. Nesse sentido, o projeto mapeia algumas organizações e iniciativas guiadas nas duas cidades observando as metas do ODS16+ e a sua inter-relação com o nexo Segurança & Desenvolvimento (S&D). Além disso, o trabalho olha para o nível local e os territórios para compreender a produção de conhecimento e soluções sobre o tema, colocando em evidência dificuldades e oportunidades.

Por fim, a pesquisa realizada pela professora Paula Drummond, intitulada “Nova Direita e ‘identidade de gênero’: O Brasil e a difusão dos valores familiares no sistema multilateral” se propõe a mapear e analisar como a retórica da “ideologia de gênero” se refletiu na atuação do Brasil em relação a normas internacionais pró-gênero no Conselho de Direitos Humanos e no Conselho de Segurança da ONU, observando o posicionamento do Brasil nas agendas de “paz e segurança” e “direitos humanos”. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento do Brasil com normas internacionais sobre gêneros nos fóruns multilaterais, observando transformações, rupturas, continuidades e inconsistências do governo Bolsonaro, considerando o histórico do país favorável à igualdade de gênero. A partir de um diálogo com as perspectivas feministas de Relações Internacionais, a pesquisa visa contribuir para os debates sobre gênero, normas e Política Externa, com a maioria das análises concentradas na difusão de normas liberais em prol dos direitos das mulheres e na adoção oficial de perspectivas feministas.