Professores e alunos do IRI participam do 6º encontro ABRI

Entre os dias 25 a 28 de julho, foi realizado o 6º encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), e os alunos – 5 mestrandos e 19 doutorandos – e professores do IRI participaram ativamente das atividades que giraram em torno do tema “Perspectivas sobre o poder em um mundo em redefinição”. Foram quatro dias com painéis, mesas redondas, sessões especiais, minicursos, mostras de iniciação científicas, lançamentos de livros e reuniões de grupos paralelos.

O professor Paulo Esteves, que atuou como presidente da ABRI entre 2011 e 2015, foi homenageado nesta edição, realizada na PUC-Minas. Além dele, participaram do evento os professores Carolina Moulin, Isabel Siqueira, Jimmy Klausen, João Nogueira, Kai Kenkel, Maíra Siman, Mônica Herz, Roberto Yamato, Marta Fernández, Paula Sandrin, Manuela Trindade, Renata Summa, Thauan Santos e Andrea Gill, os pesquisadores de pós-doutorado Jana Tabak, Danilo Marcondes de Souza Neto e Bruno Magalhães, os mestrandos Tatiana Castelo Branco Dornellas, Luciana Teixeira Martinez, Marina Sertã Miranda, Iago Gama Drumond e Eliza Martinelli, e os alunos de doutorado Ana Clara Telles Cavalcante de Souza, Anelise Freitas Pereira Gondar, Beatriz Rodrigues Bessa Mattos, Camila dos Santos, Camila Soares Lippi, Francisco Eduardo Lemos de Matos, Thiago Alves Braz, Pablo Victor Fontes Santos, André Luiz Morais Zuzarte Bravo, Gustavo Alvim de Góes Bezerra, Vinícius Wingler Borba Santiago, Lucas de Almeida Carames, Amanda Álvares Ferreira, Daniel Sebastián Granda Henao, Luisa Pereira da Rocha Giannini, Luisa Cruz Lobato, Camila Amorim Jardim, Victória Monteiro da Silva Santos e Rachel Silva da Rocha Coutinho.

Também nesta edição, a Doutora em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, Renata Summa foi nomeada vencedora do Concurso de Teses e Dissertações promovido pela ABRI.

Confira como foi a participação dos professores no evento:

Dia 25

No dia 25, a professora Marta Fernández e o professor Roberto Yamato ministraram o minicurso “Releituras pós-coloniais e decoloniais do internacional: uma introdução outra”.

Dia 26

No dia 26, a professora Manuela Trindade coordenou o painel 4 “Crime e Relações Internacionais”, além de apresentar o trabalho “Procura-se: o crime nas Relações Internacionais”, em parceria com Ana Clara Telles Cavalcante de Souza.

O painel 7 “Participação de Crianças em Conflitos Armados: Reflexões Críticas a partir do campo das Relações Internacionais” teve a professora Monica Herz como debatedora.

A cooperação sul-sul e a ajuda oficial para o desenvolvimento”, painel 12, foi coordenado pela professora Isabel Rocha de Siqueira.

As professoras Carolina Moulin Aguiar, Paula Sandrin e Andrea Hoffman estiveram no painel 19 “Refúgio, deslocamento e migrações”.

Na mesa redonda “O poder e as  comunidades epistémicas de relações internacionais na América Latina”, a professora Monica Herz  foi uma das expositoras.

Na mesa redonda “Entre falácias e fronteiras: migrações e refúgio nas relações internacionais contemporâneas”, o professor  Jimmy Casas Klausen atuou como debatedor e a professora Carolina Moulin foi uma das expositoras.

No mesmo dia, Carolina Moulin participou da mesa  “Feminismos e Mulheres nas Relações Internacionais

O painel 27 “Conhecimento e política na cooperação internacional para o desenvolvimento”  teve como coordenadora a professora Isabel Rocha de Siqueira, e o painel 34 “Questionando as Missões de Paz”, foi coordenado pelo professor Kai Michael Kenkel, e o 35 “Tempo, espaço e representações na produção do internacional moderno”, pelo professor  Jimmy Casas Klausen.

Dia 27

No dia 27, o professor Thauan Santos expôs o seu trabalho intitulado “Integração Regional como Política Pública: reavaliando riscos e incertezas” no painel 38 “Mercosul e as negociações comerciais brasileiras”.

No mesmo dia, o painel 41 “Migrações e refúgio em perspectiva crítica: normas e narrativas sobre e para a circulação internacional de pessoas” contou com a participação da professora Carolina Moulin Aguiar e do professor Roberto Yamato.

Kai Michael Kenkel  esteve no painel 48 “O desafio dos Direitos Humanos nos conflitos armados”, e também participou da mesa redonda  “Reconfigurações do poder Global e seus Desdobramentos para as Defesas Nacionais: perspectivas globais e regionais (Parceria ABED)”

Poder e Relações Internacionais no século XXI: desafios conceituais” foi outra mesa redonda do dia e que contou com a participação do professor João Pontes Nogueira.

Roberto Yamato expôs seu trabalho no painel 57 “Fronteiras do Ensino e Pesquisa em Direito Internacional e Relações Internacionais: superando os traumas da interdisciplinaridade a partir de abordagens críticas”.

Monica Herz esteve no painel 60 “Paz e Segurança nos estudos críticos”, enquanto o professor Jimmy Casas Klausen esteve no painel 62 “Temporalidade/generacionalidade e raça/gênero: pensar a nação na teoria internacional”.

O problema da justiça nas relações internacionais: releituras teóricas” foi o painel 77 e teve participação dos professores Roberto Yamato e João Nogueira.

O professor Bruno Magalhães foi o coordenador do pinel 79 “Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa” .

Por fim, Kai Michael expos seu trabalho no painel “Questões de ensino e pesquisa em cursos de Relações Internacionais”.

Dia 28

O último dia do evento teve a presença da professora Andréa B. Gill no painel “Raça, classe e gênero como conjunturas políticas: repensando relações de poder através de uma pedagogia descolonial”, que contou com a exposição do trabalho da professora Marta Fernández.  A professora Marta também participou do painel “A questão nuclear e a segurança”, ao lado da professora Monica Herz, e do painel “Gênero, Raça e Interseccionalidade”.

Fotos: Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI