Repúblicas em Crise? As crises da democracia liberal e seus impactos e reflexões nas Relações Internacionais

O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) convida submissões de artigos para a edição especial da Revista Cadernos de Relações Internacionais com o tema “crise da democracia liberal e pensamento nas Relações Internacionais”.

Nos últimos anos, especialmente no que tange a períodos eleitorais  conturbados em âmbito mundial, o tema da democracia se torna fundamental para a reflexão epistemológica e política sobre os tempos contemporâneos. Em 1992, Francis Fukuyama Fpublicava sua memorável obra sobre o fim da história, celebrando o triunfo dos valores democráticos liberais no término da Guerra Fria. Passados quase 30 anos dessa publicação, pode-se constatar que a euforia democrática foi substituída por uma visão pessimista, não só acadêmica mas também política, acerca das condições de possibilidade da representação nas instituições e no equilíbrio de poderes.

No campo das Relações Internacionais, a democracia se limitou, historicamente, a uma posição marginal enquanto um tipo específico de governança. Na formação da disciplina no começo do século XX, os primeiros teóricos da área olhavam o Estado enquanto um ator não problematizável para evidenciar as relações inter-estatais e, daí, possibilitar um campo autônomo enquanto disciplina. A “democracia” enquanto regime político apenas se torna relevante no campo posteriormente, especificamente nos anos 1970 com o debate “”neo x neo”, com estudos sobre globalização e com a corrente da paz democrática no pós-guerra-fria. Ainda assim, a democracia aparece revestida em uma lógica liberal-internacionalista, na qual se enfatizava a busca por uma gestão democrática no sistema internacional. Nesse sentido, valores como governo constitucional, representação, transparência e Estado de Direito eram princípios fundamentais para nortear as relações legítimas entre Estados. Ademais, cita-se também debates recentes sobre os limites do Estado Vestfaliano e os impactos da globalização na gestão democrática interna, fragilizando a auto-governança institucional.

Embora a democracia seja um tema relevante, alguns autores avançam que ainda há um significativo descompasso entre as avaliações da democracia como um sistema político complexo e relevante para a política internacional contemporânea e o debate epistemológico das Relações Internacionais. Essa lacuna teórica se agrava perante crescimento da intolerância e criminalização de organizações da sociedade civil que propicia a contemporânea e aguda reflexão sobre o futuro da democracia.

Diante disso, esta chamada instiga trabalhos que atendam às seguintes sugestões temáticas:

•Desigualdades globais

•Crises das instituições internacionais

•Fluxos migratórios

•Papel das Mídias e das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação e suas múltiplas relações sobre as democracias

•Culturas, Instituições e Representações Políticas

•Gênero e Democracia

•Raça, Identidades, Gêneros e Democracia

•Meio Ambiente

•A(s) Direita(s) e o(s) Nacionalismo(s)

•Novas Democracias

•Globalização, Mundialização, Governança Global e Democracias

Para esta edição especial, convidamos alunxs de graduação para submissão de trabalhos em português no formato de artigo inédito (8.0000 -8.500 palavras) ou resenha crítica de livros no tema (4.000 – 4.250 palavras). Artigos e resenhas identificados como já publicados serão excluídos da lista de revisão.

Os manuscritos recebidos serão revisados por ordem de submissão sob a avaliação de um(a) parecerista às cegas.

PRAZO PRORROGADO
As submissões devem ser feitas até o dia 23 de agosto de 2019
 através do endereço eletrônico: cadernosiri@puc-rio.br

As regras de formatação da Revista Cadernos de Relações Internacionais estão disponíveis aqui ou no nosso blog: https://cadernosderi.wixsite.com/home