Roberto Yamato ganha bolsa JCNE da FAPERJ

Compartilhar

O professor Roberto Yamato ganhou a bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ com o projeto “A proteção dos direitos humanos de solicitantes de refúgio na cidade do Rio de Janeiro: a situação de mulheres, crianças e crianças desacompanhadas“.

A bolsa é concedida com o objetivo de apoiar, por meio da concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Resumo “A proteção dos direitos humanos de solicitantes de refúgio na cidade do Rio de Janeiro: a situação de mulheres, crianças e crianças desacompanhadas“, de Roberto Yamato:

O projeto de pesquisa apresentado aqui pretende investigar e analisar a situação de proteção dos direitos humanos de solicitantes de refúgio na cidade do Rio de Janeiro, dando particular ênfase à situação de certos grupos (ainda) mais vulneráveis de migrantes. Assim, dando especial atenção aos casos de solicitantes de refúgio mulheres, crianças e crianças desacompanhadas, este projeto visa, de um lado, mapear e conhecer a situação de proteção dos direitos humanos daqueles migrantes que buscam refúgio no Brasil, e, mais especificamente, na cidade do Rio de Janeiro, e, de outro lado, identificar e analisar dificuldades, limitações e problemas na execução local dos marcos normativos nacionais e internacionais tanto de proteção dos direitos humanos como de proteção dos solicitantes de refúgio e refugiados. Diante do agravamento das crises humanitárias mundial e regional, mais notadamente (para os propósitos deste trabalho) na Síria, Haiti e Venezuela, do contínuo aumento do número de migrantes internacionais e do elevado número de pessoas deslocadas de maneira forçada no mundo hoje, trata-se de uma inquestionável questão internacional. Além disso, tendo em vista o aumento exponencial das solicitações de refúgio no Brasil e o contínuo aumento do número de solicitantes de refúgio e refugiados no Rio de Janeiro, trata-se também de uma questão que tem cada vez mais relevância na conjuntura política e econômica regional, nacional, estadual e municipal. Adotando uma perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar que mobiliza diferentes métodos, dentre os quais o da etnografia multi-situada, este projeto irá mapear e analisar a proteção de direitos humanos de solicitantes de refúgio e refugiados na cidade do Rio de Janeiro. Assim, pretende-se contribuir para o aprimoramento do sistema nacional de proteção dos direitos humanos, para a reforma (já em curso) do sistema migratório nacional e para o melhor desenvolvimento e realização do sistema de proteção ao solicitante de refúgio e refugiado no estado e na cidade do Rio de Janeiro.

Tags

Direitos HumanosJCNERefúgioRio de Janeiro