Seminário do CARI reflete sobre como os indivíduos se relacionam com o meio ambiente

Nos dias 16 e 17 de outubro, foi realizado o seminário do Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) “Pode a natureza falar? A subalternização do meio ambiente através das práticas e dos discursos internacionais“.

O objetivo geral do evento foi apresentar narrativas que inspirem uma reflexão crítica sobre como os indivíduos se relacionam com o meio ambiente, trazendo a abordagem teórica e epistemológica das Relações Internacionais para o debate.

Segundo a professora e coordenadora da graduação, Manuela Trindade, o evento ataca a relação humano-natureza de forma original e visa expor a arrogância que o homem moderno utiliza o mundo ao seu entorno via discurso de preservação do meio ambiente.

A aluna Rachel Pires disse em seu discurso de abertura que o seminário reconhece e anseia apresentar o potencial emancipatório de outros conhecimentos que denunciam os obstáculos e os limites de uma relação antropocêntrica utilitarista e economicista com a natureza.

Dividido em quatro painéis, o evento falou sobre a modernização ecológica do capitalismo global, a igualdade ecocêntrica e a emancipação da natureza, a realização dos conviveres com a natureza e os impactos ambientais decorrentes da exportação global da natureza latino-americana.

Participaram do evento Carlos Walter Porto (UFF), Camila Moreno (CPDA/UFRRJ), Henri Acselrad (IPPUR/RJ), Deborah Danowski (PUC-Rio), Andrei Cechin (UnB), Marijane Vieira Lisboa (PUC-SP), Denise Amador (Mutirão Agroflorestal), Lourdes Laureano (Articulação Pacari), Sonia Guajajara (APIB), Rafael Neves (Articulação do Semiárido), Giacomo d’Alisa (Universitat Autònoma de Barcelona – UAB), Paula Sandrin (IRI/PUC-Rio) e as alunas Rachel PiresCarolina Mueller e Geovanna Gianini.

Os seminários organizados pelo CARI, com o apoio da Coordenação da Graduação e do Núcleo de Pesquisa e Publicação, têm sido realizados desde 2015 e são uma oportunidade para os alunos pensarem em temas, curadoria e projetos para financiamento externo.

Para assistir aos vídeos do evento, acesse a playlist no YouTube aqui

Se preferir apenas os áudios, você os encontra em nossa página no SoundCloud aqui.

América LatinaCapitalismoMeio Ambiente