Soft power brasileiro: Carnaval pode ajudar Lula na reinserção internacional do Brasil?

Compartilhar

O professor Marcello Cappucci concedeu à Revista Sputnik uma entrevista sobre “Soft power brasileiro: Carnaval pode ajudar Lula na reinserção internacional do Brasil?”. Na matéria, o professor destaca o movimento da diplomacia cultural e mostra como o Carnaval pode auxiliar na reconstrução da imagem do Brasil de país pacífico, amigável e multicultural que foi perdida nos últimos anos.

Para Cappucci, “existe uma percepção no Itamaraty e em outras áreas do governo brasileiro, não apenas da era de Lula, de que nós temos poucos recursos de hard power (capacidade de fazer com que os outros façam e sigam seus interesses, de obrigar e impor ao outro). O Brasil não tem essa capacidade; por mais que as nossas Forças Armadas tenham sua reputação no cenário internacional, a gente não tem esses recursos. Diferentemente de China, Índia e Rússia, que estão no BRICS e têm um arsenal e uma série de recursos de hard power, infelizmente ou felizmente, não os tem”.

Além disso, Cappucci destaca o Carnaval como uma manifestação socioeconômica e política brasileira, que pode tanto espelhar quanto influenciar, ou seja, mostra tanto a sociedade quanto vai influenciá-la. “O Carnaval precisa ser entendido como um elemento identitário, não tem como negar que faz parte da identidade brasileira”, diz Cappucci. Nesse sentido, o professor ainda reitera que o Carnaval pode ser utilizado para tratar de assuntos difíceis e polêmicos, como o racismo.