Utopia Tropical, Distopia Tropical: a Ficção Científica do Sul Global e Perspectivas Críticas à Política Internacional

Após anos menosprezada como um gênero literário menor, a Ficção Científica (FC) foi reconhecida pela academia das Relações Internacionais como um campo provocativo, interessante e potencialmente fértil para o exercício de análises sociopolíticas. Desde os anos 1970, cientistas sociais têm utilizado trabalhos de FC como modo para destacar problemas cruciais como mudança climática, liberdades políticas, direitos de minoria, desafios econômicos globais, paz e guerra. Na década de 1990, a “virada cultural” nas Ciências Sociais chegou ao campo das Relações Internacionais. Originalmente chamando a atenção de autores/as marxistas e da Teoria Crítica, a FC rapidamente mobilizou pesquisadores/as filiados a outras perspectivas como o Feminismo, o Pós-Estruturalismo, o Pós-Colonialismo e os Estudos de Gênero.

A primeira onda de estudos conectando FC e RI foi elaborada por acadêmicos baseados no Norte Global focando a vasta produção em FC nos países centrais. Esse padrão, no entanto, vem sendo desafiado por uma crescente e vibrante produção em FC no Sul Global que, em consequência, tem animado o interesse de acadêmicos do Sul Global nos potenciais analíticos da FC. De forma inédita, este Número Especial busca ser um veículo – por que não uma “nave espacial” ou uma “máquina do tempo”? – para reunir e para promover uma comunidade de pesquisadores/as das RI interessados/as em abordar temas e problemas da realidade política internacional do Sul Global a partir de obras de FC produzidas no Sul Global, com suas peculiaridades e força artística e reflexiva.

Buscamos com este número especial reunir reflexões do e para o Sul Global relacionadas à FC produzida no Sul Global. Entendemos “Sul Global” a partir de sua definição mais ampla como o conjunto de sociedades da América Latina, África, Ásia e Oceania, não excluindo as minorias existentes no Norte Global que têm sido historicamente subjugadas por poderes políticos, étnicos e econômicos locais. O nosso objetivo é o de apresentar artigos originais sobre FC e Relações Internacionais no Sul Global a fim de promover distintas e diferenciadas abordagens críticas à multiplicidade de situações problemáticas e temas que desafiam as sociedades do Sul Global. Para povos que estão familiarizados com “surreais” situações de violência, desigualdade e regimes políticos opressivos – assim como, também, a uma vasta diversidade e riqueza cultural e intelectual – acreditamos que é chegado o momento de trazer à disciplina das Relações Internacionais a potente contribuição da FC produzida e analisada por intelectuais do Sul Global de modo a construir pontes cognitivas entre nós mesmos/as e entre nós e o Norte Global.

Com base no indicado acima, segue uma relação não-exaustiva de temas que são de nosso interesse para o Número Especial:

• As conexões entre o mainstream da FC e o colonialismo e imperialismo;
  • O papel da FC na construção de um imaginário sobre o Sul Global;
  • Narrativas e Contra-narrativas da FC e suas relações com o ‘internacional’, especialmente o Sul Global;
  • A emergência da conexão entre FC no Sul Global e as RI;
  • A “Virada Linguística”, a FC e o Sul Global;
  • Abordagens Feministas, Pós-Coloniais, Decoloniais e Marxistas à FC;
  • A FC como instrumento/estratégia pedagógico/a para analisar realidades do Sul Global;
  • A FC, futurismos nas RI e o Sul Global;

Autores/as devem submeter seus resumos (até 300 palavras) até 30 de junho de 2022 pelo sistema de submissão on-line da Contexto Internacional (https://mc04.manuscriptcentral.com/cint-scielo). Os/As autores/as com resumos pré-selecionados terão até o dia 30 de setembro de 2022 para submeter o artigo completo pelo mesmo sistema on-line. Os artigos, então, serão encaminhados para o processo de avaliação duplo-cega por pares. Os artigos devem ser escritos em Inglês seguindo as normas disponíveis na CINT’s Authors’ Guidelines (https://www.scielo.br/revistas/cint/iinstruc.htm).

Editores Convidados: Thiago Rodrigues (Universidade Federal Fluminense, UFF), Fernanda Barasuol (Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD), Thiago Borne (Universidade Federal de Santa Maria, UFSC)

Arte: Adaptação da arte Nazura (@lyanzr)”Angela Davis” (2009)

ColonialismoDecolonialFeminismoFicção CientíficaFuturismoPolítica InternacionalPós-ColonialSul GlobalTeoria CríticaVirada Cultural