Victória Santos ganha a bolsa “LASA Research Grants Program”

A doutoranda do IRI/PUC-Rio Victória Santos ganhou a bolsa “LASA Research Grants Program” com seu trabalho “Violência criminal/política na América Latina e a política de traçar linhas”.

O LASA (Latin American Studies Association) tem como objetivo promover o debate intelectual a pesquisa e o ensino sobre a América Latina e Caribe e seus povos em todas as Américas além de promover os interesses do seu quadro diversificado de sócios e incentivar a participação cívica por meio do aumento de uma rede de relacionamentos e debate público.

O Comitê Executivo LASA aprovou a criação de uma bolsa para apoiar a pesquisa de estudantes de doutorado matriculados em universidades latino-americanas.

O trabalho “Violência criminal/política na América Latina e a política de traçar linhas” da doutoranda Vitória Santos tem como proposta questionar como as linhas entre violência criminal e política são traçadas no âmbito da política pública por parte de ativistas, pesquisadores e funcionários do governo no contexto da “guerra às drogas”. Usando fontes documentais e entrevistas, a autora lança o olhar sobre como tais decisões influenciam as distinções feitas entre os militares e a polícia, entre a segurança pública e a segurança internacional e entre a justiça internacional e a local no Brasi, na Colômbia e no México.