Estratégias Metodológicas para Entrevistas e Introdução a Survey

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Neste semestre de 2021.2, o Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, convida discentes do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e docentes do IRI a participarem da oficina Estratégias Metodológicas para Entrevistas e Introdução a Survey. Algumas vagas de número limitado também estão abertas para discentes de pós-graduação, docentes e pesquisadoras externas ao IRI/PUC-Rio. As vagas ao público externo estão sujeitas à confirmação. As inscrições deverão ser feitas acessando os formulários indicados abaixo. 

Esta oficina será ministrada pela Professora Dra. Maria Helena Zamora (Departamento de Psicologia da PUC-Rio), nos dias 08 e 09 setembro, das 18h às 21h, através da plataforma Zoom, em link a ser enviado para as inscritas no dia de início das atividades. A duração total do curso será de 6 horas. 

Especialmente esta oficina terá um prazo limitado para inscrições, que se encerrarão no dia 03 de setembro de 2021, sem possibilidade de adiamento

Maria Helena Zamora é professora no departamento de Psicologia da PUC-Rio. Atua em Psicologia Jurídica, nos temas de direitos humanos da criança e do adolescente, práticas na Educação, desigualdade social, racismo e Psicologia Social Comunitária. É ainda membro da Secretaria Executiva do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (Lei 5778, de 2010) desde 2015; membro do Conselho Consultivo do Instituto de Cidadania e Direitos Humanos, fundado em 2017, em Minas Gerais; e docente nas Pós-graduações Psicologia Hospitalar e da Saúde (disciplina Questões Socioantropológicas da Saúde) e Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário. Foi professora convidada da Especialização em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência: Direito, Educação e Saúde, da FUNEMAC (Fundação Educacional de Macaé – 2007 a 2009), do Curso de Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania da UFRJ e Ministério da Justiça (2007 a 2011), Especialização em Psicologia da Saúde da PUC-Rio (2007 a 2011). Participou do Projeto Justiça Juvenil da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), de 2008 a 2009. Foi consultora do Projeto “Oficinas de Capacitação em Gestão de Risco” da organização Médicos Sem Fronteiras, de 2008 a 2009. Em 2017 passa a ser pesquisadora convidada da linha de pesquisa “Acolhimento e inclusão de jovens em risco do IPCDHS/FCT, Univ. de Coimbra e consultora do Laboratório de Intervenção na Comunidade (LInC). É Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS, da PUC-Rio) desde 2006; foi colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC) da PUC-Rio; pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da PUC-Rio, em 2015 e do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização (TRANSCRIM) da UFF, em 2016.

SOBRE O CURSO

08 DE SETEMBRO

Adequação metodológica da técnica de entrevistas. Perguntas e objetivos da pesquisa Por que fazer entrevistas? Procedimentos e cuidados. Como abordar pessoas, o que considerar na abordagem, observação do comportamento não verbal Planejamento. Roteiro e pré-teste

09 DE SETEMBRO

Tipos de entrevistas e seus usos Questões éticas no uso de entrevistas Transcrição e análise de entrevistas Introdução a survey Encerramento

BIBLIOGRAFIA DO CURSO

Britto Jr., A. F. e Feres Jr., N. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011. Disponível em: https://met2entrevista.webnode.pt/_files/200000032-64776656e5/200-752-1-PB.pdf

Duarte, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a11.pdf

Muylaert, C., Sarubbi Jr, V., Gallo, P., Neto, M., & Reis, A. (2014). Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista Da Escola De Enfermagem da USP, 48(spe2), 184-189.

Thiollent, M. (org.). Crítica metodológica, investigação e enquete operária. Ed. Polis, São Paulo, 1987. Disponível em: https://www.academia.edu/27109731/Critica_Metodologica_Investigacao_Social_e_Enquete_Operaria_Michel_Thiollent. Capítulo III.

INSCRIÇÕES

Público interno: https://forms.gle/ZFw7Uf3afa8CkZiC9

Público externo: https://forms.gle/SiE4X6EXLdS8Uxms5

NOTAS

Diante do número limitado de vagas, pedimos que qualquer desistência seja informada.

Para discentes do IRI, reforçamos que são válidas as mesmas regras de presença dos demais cursos do IRI.

Dúvidas e informações: labmet.iri@puc-rio.br

Confira no site do LabMet demais atividades e publicações.