Especialização

Ajuda Humanitária e ao Desenvolvimento

Local: Unidade Gávea
Período de Aulas: 09/04/2012 a 26/07/2012 (1º Período)
Segundas, terças, quartas-feiras, das 19h às 22h.
Obs.: Poderá haver aulas de reposição às quintas e sextas-feiras em caso de feriado e/ou cancelamento de aula.

Objetivo:
O curso tem por objetivo permitir a quadros brasileiros - ou que trabalham no Brasil - um maior entendimento sobre as áreas de ajuda humanitária e desenvolvimento, bem como seus desafios. O curso procura providenciar uma formação ao mesmo tempo conceitual e prática para profissionais que já atuam ou pretendem atuar nestas áreas.

Público Alvo:
Profissionais de organizações não-governamentais nacionais e internacionais, profissionais da área de responsabilidade social de empresas e profissionais de serviço público interessados pela ajuda humanitária e ajuda ao desenvolvimento.

Downloads


As Relações Internacionais Contemporâneas: Atores e Processos

Local: Unidade Gávea
Período de Aulas: 09/04/2012 a 26/07/2012 (1º Período)
segundas, terças, quartas-feiras, das 19h00 às 22h00

Objetivo:
O curso busca capacitar profissionais que trabalham com questões relativas às relações internacionais contemporâneas, incluindo professores, jornalistas, militares e diplomatas, assim como estudantes de graduação e pós-graduação de áreas afins que desejam obter maiores conhecimentos sobre os temas abordados. Os módulos oferecidos visam explorar de forma crítica os principais processos e eventos do período pós-guerra fria concernentes à economia política internacional, à globalização, às relações transnacionais, ao regionalismo, à segurança internacional e à política externa. Estudos de caso detalhados serão realizados no decorrer dos cursos. Embora seu conteúdo seja essencialmente empírico, suas implicações normativas e teóricas também serão abordadas. O curso combina elementos dos programas de graduação e pós-graduação strictu-sensu do IRI e visa satisfazer à demanda de estudantes que buscam formação mais abrangente sobre temas atuais das Relações Internacionais.

Público Alvo:
Profissionais tais como professores, jornalistas, militares e diplomatas, assim como estudantes de graduação e pós-graduação de áreas afins.

Downloads