Mestrado

O Mestrado em Relações Internacionais objetiva formar profissionais especializados em Política Internacional capazes de reproduzir e multiplicar conhecimentos e experiências na área. O objetivo do programa é garantir uma formação sólida nos fundamentos teóricos e conceituais da disciplina e oferecer possibilidades de especialização em algumas das principais temáticas de pesquisa da área hoje. 

Edital de Ingresso para Mestrado 2016 para Residentes no Exterior

Baixe o Edital de Ingresso para o Mestrado do Instituto para residentes no exterior:

Download

Edital de Ingresso para Mestrado 2016

Baixe o Edital de Ingresso para o Mestrado do Instituto para residentes no Brasil:

Download

Passagem Direta para Mestrado 2016

EDITAL SELEÇÃO 2016 | INGRESSO 2017 (Exclusivo para egressos e formandos em 2016, do curso de Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio). Clique abaixo para baixar o Edital de Ingresso por Passagem direta do Mestrado no Instituto: 

Download

Formas de Ingresso

O ingresso no Mestrado em Relações Internacionais do IRI se dá através de um processo seletivo anual composto de uma prova de conhecimentos, uma prova de língua estrangeira e uma entrevista.  O processo seletivo é divulgado, por meio de edital, ao final do mês de agosto.  As inscrições para a seleção devem ser feitas no site da PUC.

Requisitos para o Título

Para obter o título de MESTRE o aluno deverá:

Completar os 9 créditos do eixo obrigatório

Completar os 9 créditos do eixo temático

Completar os 6 créditos de disciplinas eletivas

Completar os 3 créditos da disciplina de Metodologia das Relações Internacionais

Defender a dissertação de Mestrado conforme as regras e normas da PUC-Rio

O prazo para obtenção do título é de 24 meses, a partir do ingresso no Programa.

 

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Mestrado é composta de doze créditos em disciplinas obrigatórias, e de quinze créditos em disciplinas eletivas, num total de 27 créditos. A grade curricular reflete, prioritariamente, os eixos de pesquisa acima elencados, objetivando formar profissionais especializados em Política Internacional capazes de reproduzir e multiplicar conhecimentos e experiências na área. A grade está estruturada em disciplinas obrigatórias básicas, compostas pelos cursos de Teoria das Relações Internacionais, Desigualdades na Política Mundial, História do Sistema Internacional, Metodologia das Relações Internacionais e Dissertação de Mestrado. Além destas, os alunos devem optar por um dos eixos da grade (referentes às linhas de pesquisa do programa).

Futuros Estudantes

O programa oferece, a partir de uma área de concentração única em Política Internacional, um leque variado de opções de percursos curriculares e de temáticas substantivas, cujas bases estruturais vinculam de forma coerente e consistente as linhas de pesquisa, a grade curricular de disciplinas obrigatórias e eletivas e o conjunto diversificado de projetos concretos de pesquisa institucionais e individuais da equipe.  O Mestrado admite, anualmente, cerca de 18 alunos. O programa tem como ponto fulcral a construção de sinergias entre as atividades de pesquisa discente e as linhas de pesquisa do Programa. Atualmente, a Pós-Graduação do IRI se articula em torno de três grandes linhas de pesquisa, quais sejam:

1) Arquitetura do Sistema Internacional 

2) Conflito, Violência e Pacificação

3) Globalização, Governança e Desenvolvimento