IPS Winter School

Compartilhar

A Escola de Inverno IPS é um evento anual realizado ao longo de duas semanas. Seu objetivo é debater temas e abordagens críticas propostas pela sociologia política internacional. As atividades incluem cursos, tutoriais, workshops, mesas redondas e debates informais em um ambiente favorável ao intercâmbio de ideias, experiências acadêmicas e profissionais, bem como à socialização entre participantes e docentes.

A 7ª Edição da IPS Winter School apresentará algumas novidades.  Este ano, além dos cursos e workshops de pesquisa, ofereceremos oficinas de redação e composição de textos acadêmicos; de elaboração de projetos de pesquisa; de publicação em periódicos internacionais; de como trabalhar coletivamente em pesquisa e participar de redes internacionais; e um curso sobre métodos reflexivos.  O objetivo é combinar os debates e cursos substantivos com a exposição a ferramentas essenciais para a profissão acadêmica hoje.

Este ano a Escola acontecerá, novamente, em formato presencial e as vagas serão limitadas.  As atividades serão oferecidas em inglês. 

A taxa de inscrição é de R$ 200,00 (duzentos reais).  O prazo para inscrição vai até o dia 30 de maio. Após as atividades, os inscritos poderão solicitar a emissão de certificados.

Edição 2022 : Professores Convidados

Michael J. Shapiro (University of Hawaii)
R. B. J. Walker (University of Victoria)
Jef Huysmans (Queen Mary University of London)
Vicki Squire (University of Warwick) (a confirmar)
Kyle Grayson (Newcastle University)
Ritu Vij (University of Aberdeen)
Sam Opondo (Vassar College)
Audrey Alejandro (London School of Economics)
Engin Isin (Queen Mary University of London)

A Escola de Inverno IPS

A IPS Winter School oferece aos alunos de pós-graduação e acadêmicos em início de carreira uma oportunidade de mergulhar em uma experiência acadêmica intensiva na teoria, métodos e pesquisas atuais em sociologia política internacional. As atividades incluem cursos, tutoriais, workshops, mesas redondas e discussões informais em um ambiente que facilitará o intercâmbio acadêmico e a socialização entre os participantes.

Através de seus cursos gerais e temáticos, a Escola de Inverno IPS familiarizará os participantes com as pesquisas mais inovadoras da IPS, questões urgentes, questões relevantes e debates. O treinamento em habilidades transferíveis oferecerá aos alunos de pós-graduação e aos acadêmicos em início de carreira aconselhamento sobre questões como redação, publicação, obtenção de um cargo permanente e avanço bem-sucedido na carreira acadêmica. Cursos e workshops também permitirão aos participantes estabelecer uma boa relação de trabalho com renomados acadêmicos, tanto do Brasil quanto do exterior. Finalmente, por meio de seus eventos públicos, a IPS Winter School espera fortalecer o diálogo entre especialistas em RI e outros cientistas sociais em nível local, nacional e internacional.

A IPS Winter School está aberta a todos os alunos de pós-graduação e acadêmicos em início de carreira que desejam se envolver com a agenda, abordagem e métodos inovadores do IPS, a fim de ampliar suas habilidades de pesquisa e se beneficiar da experiência e dos ensinamentos de renomados acadêmicos internacionais.

Em caso de dúvidas, por favor entre em contato conosco em ipswinterschool@puc-rio.br

Comitê organizador da IPS Winter School

Prof.  João Pontes Nogueira , PUC-Rio
Sra.  Claudia Darze , PUC-Rio
Sra.  Clara Costa , PUC-Rio
Sr.  Vinicius Kede , PUC-Rio


    Sobre a sociologia política internacional e sobre a IPS Winter School