Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM)

A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) é uma plataforma de pesquisa, ensino e aprendizado dedicada à produção, debate e difusão de conhecimento e expertise sobre o amplo espectro de atividades e mecanismos relacionados à construção da paz e à transformação de conflitos, incluindo negociações de paz internacionais, mediação e operações de paz. Nossas pesquisas, seminários internacionais, oficinas, publicações e materiais de treinamento partilham de um enfoque sobre o Sul Global.

Criado em 2013, o GSUM é uma iniciativa do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através do BRICS Policy Center. Com base nos últimos cinco anos de experiências inovadoras e resultados positivos, a Unidade é hoje reconhecida como um espaço institucional relevante para a promoção da interação entre acadêmicos, diplomatas, oficiais governamentais e atores não-governamentais interessados em processos de promoção, manutenção e consolidação da paz.