40 anos da Teoria Crítica nas Relações Internacionais

Ao explorar debates metateóricos e metodológicos, questões éticas, discussões sobre a geografia do conhecimento, bem como análises empíricas a partir de referenciais teóricos inovadores, os artigos deste dossiê contribuem, esperamos, ainda que em pequena escala, para a relevância da teoria crítica em RI e, mais ainda, ao imperativo de uma forma crítica de pensar a área de Relações Internacionais.

A nova edição, intitulada “40 Years Of Critical Theory on International Relations” já pode ser acessada e baixada na íntegra, com acesso livre.

Contexto Internacional
Volume: 44, Número: 1 (2022)

Índice:

40 Years of Critical Theory on International Relations
Ramos, LeonardoWorth, OwenVivares, Ernesto

Texto: EN / PDF: EN

Construindo pontes entre a Teoria da Dependência e a Teoria Crítica Neogramsciana: A relação agência-estrutura como ponto de partida
Mello, Rafael Alexandre

Resumo: EN PT / Texto: EN / PDF: EN

Retomando o pensamento crítico: Uma crítica às contribuições teóricas de Andrew Linklater para as Relações Internacionais
Sander, Fabiana FreitasSouza, Matheus

Resumo: EN PT / Texto: EN / PDF: EN

A crítica ainda é possível na Teoria das Relações Internacionais? Um engajamento crítico com a vocação de RI
Souza, Natália Maria Félix de

Resumo: EN PT / Texto: EN / PDF: EN

Como Gramsci viaja na América Latina? Antes e depois da Teoria Crítica das Relações Internacionais.
Tussie, DianaRamos, Leonardo

Resumo: EN PT / Texto: EN / PDF: EN

Apropriação de terra e Economia Política Internacional: Rumo a um modelo teórico Neo-Gramsciano crítico de governança da terra na América Latina
Mora, Sol

Resumo: EN PT / Texto: EN / PDF: EN

Economia política internacional e finanças sustentáveis: avaliando o acordo verde da UE e o “New Deal verde” da UNCTAD
Jäger, Johannes

Resumo: EN PT / Texto: EN / PDF: EN

Saiba mais sobre a Revista Contexto Interancional:

Contexto Internacional: journal of global connections é uma revista quadrimestral de Relações Internacionais revisada por pares e publicada em inglês. Baseada no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Brasil, seu objetivo é oferecer um fórum para pesquisas conceitualmente inovadoras nas Relações Internacionais, entendida em sentido amplo.

A Contexto está particularmente interessada em promover e incentivar o desenvolvimento das RI no/do/a partir do Sul Global. Trabalhos que contribuam para a compreensão da pluralidade de perspectivas presentes no campo de RI e avancem o debate sobre as conexões entre conhecimentos locais e assuntos globais são, portanto, preferíveis.

Acesse as edições anteriores.