A confluência entre virada local e virada estética nos Estudos para a Paz: uma abordagem heterodoxa para a Consolidação da Paz

Este artigo posiciona-se na interseção entre as viradas local e estética nos Estudos para a Paz, procurando examinar como a arte pode contribuir para transformar as dinâmicas dos conflitos violentos através do estímulo à reflexão crítica das pessoas e comunidades locais sobre os fatores estruturais e culturais que restringem suas possibilidades de vida. A discussão é ilustrada através de performances influenciadas pelo teatro do oprimido realizadas pelos teatros Rafiki e Badilika em zonas de conflitos violentos no continente africano, procurando destacar, finalmente, alguns aspectos críticos relacionados às possibilidades e limitações da interação entre arte e consolidação da paz.

Sobre os autores:

Gilberto Carvalho de Oliveira

Doutor em Relações Internacionais (Universidade de Coimbra, Portugal). Professor-Adjunto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luan do Nascimento Silva

Doutorando no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Rio de Janeiro, Brasil.

Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann

Doutor em Ciência Política na USP. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB. Paraíba, Brasil.

PazTransformação de ConflitosVirada EstéticaVirada Local