Azul da cor da paz? Perspectivas e debates sobre as operações de paz da ONU

Compartilhar

O livro “Azul da cor da paz? Perspectivas e debates sobre as operações de paz da ONU” foi publicado pela Editora PUC Minas contou com a participação de membros do corpo docente e discente do IRI PUC-RIO.

O capítulo “Governando o internacional através das operações de paz: a articulação do nexo segurança, proteção e polícia pelos recentes desenvolvimentos normativos e institucionais das Nações Unidas” foi escrito pelo professor Ricardo Oliveira. O capítulo analisa como o Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz e os planos de ação apontados no Action For Peacekeeping (A4P) articulam o nexo segurança, proteção e polícia que, por um lado, governamentalizam o Estado e, por outro converte “a população em um objeto a ser governado e a base sobre a qual são construídas as formas de conhecimento que permitem que a regra do governo tome seu curso (DOUCET, 2018, p.35)”. A estruturação do tripé “soberania, disciplina e governo” avançado pelas operações de paz normaliza indivíduos e sociedades aos predicados da governamentalidade liberal.

Já a professora Maíra Siman e a mestranda Victoria Motta, participaram do capítulo “Proteção, poder, política: uma leitura foucaultiana do discurso de proteção de civis em operações de paz”. Nesse sentido, é realizada uma análise das narrativas dominantes construídas sobre o PoC nas operações de paz, nas quais não apenas se reforça uma distinção técnica entre práticas armadas e não armadas, como se prioriza a produção de conhecimento que visam resolver problemas objetivos relacionados à interação entre os diferentes atores de proteção, em busca de operações mais “efetivas”. Em contrapartida, ao refletirmos sobre as modalidades de exercício de poder que interagem por meio dos discursos de proteção nas operações de paz da ONU, espera-se contribuir para a politização (RANCIÈRE, 2018) da análise desses discursos, desestabilizando narrativas avançadas pelos protetores e questionando as violências (re)produzidas por meio da agenda de proteção de civis.

O e-book está disponível no site da Editora PUC Minas.