Hezbollah: terrorismo, resistência e rupturas do sistema confessional libanês

O Hezbollah é o produto da história libanesa. As circunstâncias que deram origem ao Hezbollah decorrem da natureza frágil e instável do sistema político libanês na sequência da guerra civil do país e da natureza volátil da região à luz do complicado conflito árabe-israelense. Com a passagem do tempo, o grupo construiu uma série de instituições, algumas militares, principalmente para atender às necessidades cotidianas de um número crescente
de constituintes. Sua ideologia evoluiu e se adaptou às realidades do Líbano, mas permanece virulentamente anti-Israel e hostil à hegemonia americana. Nesse sentido, este artigo busca refletir sobre esse partido político que hoje é parte integrante do sistema político, através de um breve panorama histórico do Líbano e de seu sistema confessional. Por fim, analisar o surgimento do Hezbollah para entender o seu papel na política libanesa no pós-guerra.

Biografia do Autor

Vinicius Armele, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestre em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN-UFF).

HezbollahLíbanoOriente MédioTerrorismo