In Spite of You: Bolsonaro and the New Brazilian Resistance

Compartilhar

O livro ”In Spite of You: Bolsonaro and the New Brazilian Resistance”, foi introduzido pelo professor Conor Foley que, por sua vez, apresentou a dinâmica e os objetivos da obra. Segundo Foley, o livro foi escrito em resposta à vitória eleitoral de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil, procurando explicar como e por quê ele conquistou a presidência e quais as consequências desse resultado. Escrito a partir de uma perspectiva multidisciplinar, o livro reúne capítulos escritos por Dilma Rousseff, Fernando Haddad, além de autoras feministas, analistas de política externa e defensores dos direitos humanos. O principal objetivo da obra, segundo Foley, é dar uma explicação sobre a eleição geral de 2018, discutir as lições aprendidas e apontar caminhos a serem seguidos a partir da perspectiva do direito internacional, da teoria política, da sociologia, da economia, dos estudos feministas e pós coloniais e do movimento anti-racista. Nesse sentido, a introdução deixa claro que, mesmo o foco do livro estando no Brasil, os argumentos dos autores estão posicionados em um debate mais amplo sobre a crise global que contou com o surgimento do autoritarismo de direita como uma força política potente.

Em seu capítulo “Metaphors, myths and ‘imaginary Venezuela’: manufacturing antagonisms in the 2018 election”, do livro ”In Spite of You: Voices of the Brazilian resistance”, os professores Paulo Esteves e Monica Herz analisaram a forma com que a campanha eleitoral presidencial no Brasil  em 2018 incorporou uma “Venezuela Imaginária” e por que essa metáfora se tornou ferramenta retórica essencial durante o processo. Nesse sentido, o capítulo aponta para a ideia de que a promulgação da imagem negativa da Venezuela, criada e reforçada pelos movimentos conservador e o neoliberal, faz parte de um projeto mais amplo para reformular a identidade brasileira. A fim de alavancar algumas conclusões preliminares, os autores tentam, portanto, esboçar alguns efeitos de tais processos para o futuro próximo.

O livro contra com contribuições de Eugenio Aragão, Rubens Casara, Sérgio Costa, Vanessa Maria de Castro, Fabio de Sá e Silva, Michelle Morais de Sá e Silva, Paulo Esteves, Conor Foley, Gláucia Foley, Fernando Haddad, Monica Herz, Fiona Macaulay, Renata Motta, Dilma Rousseff e Márcia Tiburi.

Tags

América LatinaBrasilVenezuela