No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, Pedro de Alcântara, então Príncipe Regente, proclamou a independência política do Reino do Brasil. Tendo sua soberania plenamente reconhecida três anos depois, a partir do Tratado de Amizade e Aliança, o Brasil passou a ser reconhecido como sócio “pleno” do sistema interestatal moderno. Esse reconhecimento, no entanto, não libertou o país das múltiplas amarras de dependência que continuaram prendendo o Brasil à condição de nação periférica na economia global. A trajetória do país desde então é marcada pela luta contínua e persistente contra essas amarras e suas consequências.
No contexto de celebração do bicentenário da independência, o Seminário de Graduação do IRI discute diversas dimensões de dependência que continuam a travar o desenvolvimento do Brasil no Século 21 e que precisam ser superadas para completar a obra da independência. De igual modo, o evento explora caminhos para associar a promoção da autonomia do país à intensificação de ações de cooperação internacional que viabilizem uma integração global mais justa e equilibrada.
O Seminário Dependência na Independência: desafios para o desenvolvimento do Brasil acontecerá entre os dias 07 e 11 de novembro, de 09 às 11h, todos os dias no Auditório do RDC. O encontro reunirá vários especialistas em temas como a economia política da dependência, saúde, integração regional, energia e tecnologia – áreas cruciais para o desenvolvimento inclusivo, sustentável e autônomo do Brasil e do seu povo.
PROGRAMAÇÃO
07 de novembro
9h – 9h15 | Mesa de abertura
9h15 – 11h | Teorizando a Dependência na Independência
Carlos Eduardo Martins (UFRJ) [participação remota]
Fernando Correa Prado (UNILA) [participação remota]
Luis Manuel Fernandes (PUC-Rio)
Mediação: Ana Garcia (PUC-Rio)
08 de novembro
9h – 11h | Dependência e Autonomia na Saúde
Paulo Buss (Fiocruz)
Carlos Gadelha (Fiocruz)
Mediação: Andrea Hoffmann (PUC-Rio)
09 de novembro
9h – 11h | Dependência e Autonomia Energética
Clarice Ferraz (UFRJ)
Darc Costa (UFRJ)
Mediação: Isabel Rocha de Siqueira (PUC-Rio)
10 de novembro
9h – 11h | Dependência e Autonomia Tecnológica
José Cacciolato (UFRJ)
William de Sousa Moreira (EGN)
Mediação: Luis Manuel Fernandes (PUC-Rio)
11 de novembro
9h – 11h | Dependência, Desenvolvimento e Integração da América Latina
Pedro Silva Barros (IPEA)
Miriam Saraiva (UERJ)
Mediação: Andrea Hoffmann (PUC-Rio)