Disciplinas Optativas Graduação 2023.2: ementas e horários

É com grande satisfação que o IRI/PUC-Rio apresenta o grupo de disciplinas optativas que serão oferecidas no próximo semestre (2023.2). Essas disciplinas estão divididas em três categorias: Temas, Área e Estudos Avançados. Todas estão disponíveis no micro-horário.

A primeira fase da renovação de matrícula de 2023.2 ocorre entre os dias 24-28 julho.

Para maiores detalhes sobre os procedimentos de matrícula, favor acessar o calendário escolar através deste link:

Disciplinas da Pós-Graduação 2023.2: ementas e horários

Confira abaixo a grade de horários e as ementas das disciplinas do Programa de Pós-Graduação do IRI/PUC-Rio que serão ofertadas no segundo semestre de 2023.2. Fique atento ao período de matrículas, realizadas pelo PUC Online para Alunos. Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação.

IRI2110 – Espaço, Movimentos e Resistências I
Profs. João Pontes Nogueira/Matt Davies

Movimento e mobilidade nas Relações Internacionais. Fluxos, circulações e reconfigurações espaço-temporais: redes, assemblages e transformações da soberania. Intensidades, ritmos e práticas nos circuitos internacionais de poder, pessoas, coisas e ideias. Cidades na política mundial: cotidianos, espaços e modos de vida urbanos. Transversalidade, sociologias do transnacional e questões de escala na política internacional. Práticas de resistência: ocupação, circulação e espaços cotidianos.

IRI2111 – Globalização, Desenvolvimento e Economia Política I
Profs. Isabel de Siqueira/Matt Davies

Teorias da globalização, do desenvolvimento e da economia política. O papel das organizações internacionais na governança global. Os impactos do neoliberalismo no cotidiano, no social e no internacional. Relações de poder, desenvolvimento desigual e assimetrias no sistema internacional. Cidade e desenvolvimento. Pobreza, desigualdade, culturas e saberes locais. Ciência e tecnologia. O papel da expertise na globalização, no desenvolvimento e na economia política internacional. Ética, responsabilidade e solidariedade. Transdisciplinaridade e crítica.

IRI2112 – Identidade, Alteridade e Resistência no Local e no Global I
Profs. Jimmy Klausen/Paulo Chamon

As relações entre poder e a produção de subjetividades e desigualdades locais e globais. Identidade e alteridade. Intersecção e efeitos de categorias relacionais de poder como humanidade, gênero, raça, classe e sexualidade. Dimensões discursivas e afetivas de processos de identificação. Resistências pós-coloniais/decoloniais, feministas, queer-teóricas e anti-racistas. Políticas de hostilidade e hospitalidade. Singularidade Plural, Relacionalidade e Ontologias Sociais. Dimensão ética do relacionamento com a diversidade e o diverso.

IRI2113 – Normas, Regras e Instituições Internacionais I
Profa. Monica Herz

Conceitos e perspectivas teóricas nos estudos sobre normas, regras e instituições internacionais de forma crítica e interdisciplinar. Interface Direito Internacional/Relações Internacionais, perspectivas sobre a ordem e governança global, questões de legalidade, legitimidade, democracia e direitos humanos na política internacional, difusão, localização, contestação de normas.

IRI 2114 – Segurança, Conflito, Violência e Pacificação I
Profa. Paula Drumond

Conceitualizações teóricas da segurança; violência e conflitos armados; práticas de intervenção e resolução de conflitos; intervenção humanitária; imposição, manutenção e consolidação da paz; processos de militarização; identidade, gênero e interseccionalidade; segurança pública e pacificação; mercado de segurança e armamento;

IRI2132 – Segurança/Insegurança Internacionais
Prof. Kai Michael Kenkel

Debate contemporâneo sobre segurança internacional. Tratamento diferenciado do tema e do conceito de segurança internacional. Perspectivas teóricas dentro do campo das relações internacionais.

IRI2135 – Economia Política Internacional
Profs. Luis Fernandes e Ana Garcia

Perspectivas teóricas da Economia Política Internacional. Mercantilismo e nacionalismo econômico. Liberalismo clássico e seus críticos. Neoliberalismo e o Consenso de Washington. Marxismo, teorias da dependência e sistema-mundo. Teorias realistas, culturais e novo institucionalismo. Estado, instituições e mercado na economia política mundial.

IRI2405 – Agentes/Estrutura do Sistema Internacional Moderno
Profa. Paula Sandrin

Definição e tipologia dos agentes no sistema internacional moderno. Estruturas, normas e instituições internacionais.

IRI2456 – Tópicos Especiais em Globalização do Sistema Internacional V: Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Prof.
Roberto Vilchez Yamato

Introdução ao instituto do refúgio e sua relação com outras experiências de deslocamento internacional. Formação histórica e regime internacional de proteção. Relação entre direito internacional dos refugiados e direitos humanos. Dilemas e processo de elegibilidade. Fronteiras e governo da mobilidade. Fronteiras e processo de subjetivação. Proteção, assistência e acolhimento. Xenofobia, racismo e hostilidade. Acolhimento e hospitalidade. Integração. Narrativas do trauma e do deslocamento. Políticas da linguagem. Infância e refúgio. Refúgio e escola.

O curso tem como objetivo central introduzir os discentes ao tema do refúgio e da proteção de populações refugiadas a partir de uma abordagem interdisciplinar. Serão discutidas a formação histórica da categoria do refugiado e do regime internacional de proteção. A legislação brasileira sobre tema será analisada de forma pontual e com vistas a apoiar o debate sobre o cenário conturbado do gerenciamento e assistência a populações forçosamente deslocadas no século XXI. Serão estudados e discutidos modos de narrativa – escrita e visual – da experiência do exílio e seu impacto na produção do refugiado como sujeito da mobilidade. Finalmente, serão discutidas a trajetória histórica e o debate acadêmico em torno de questões e conceitos caros ao tema e à experiência do refúgio, tais como trauma, hostilidade, hospitalidade, integração, linguagem, infância e escola. Espera-se que os participantes adquiram uma formação básica e plural sobre o tema, com forte conotação humanista, e possam tornar-se multiplicadores de uma cultura de acolhida e hospitalidade, estando, assim, aptos à orientação sobre a temática.

*A DISCIPLINA É PARTE INTEGRANTE DAS ATIVIDADES DA CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO DA PUC-RIO.

IRI3102 – Seminário de Tese
Profa. Marta Fernández

Discussão coletiva das teses em andamento. Somente podem fazer o Seminário alunos que defenderam o projeto de tese e o exame de qualificação. Disciplina exclusiva para os doutorandos.

IRI3200/3210/3220/3230/3240/3250
Estágios e Docência na Graduação

Treinamento e capacitação à docência na graduação. Disciplina obrigatória para os bolsistas CAPES BOLSAS E CAPES TAXAS. Os mestrandos deverão fazer um (1) Estágio, e os doutorandos dois (2) Estágios. Disciplinas optativas para bolsistas de outras agências de fomento.

IRI3302 – Exame de Qualificação
Profa. Andrea Hoffmann

O Exame de Qualificação avalia o conhecimento do candidato nas áreas fundamentais da disciplina e em sua área de especialização, e determina sua aptidão para continuar a desenvolver a pesquisa de tese do Doutorado. É uma pré-condição para a defesa do Projeto de Tese e deve ser feito até o 5º período. Disciplina exclusiva para os doutorandos.

IRI2201 – Dissertação de Mestrado

IRI3305 – Tese de Doutorado

Seleção para Bolsistas PET/TEPP 2023.2

Está aberto processo seletivo para concessão de seis (06) bolsas do Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais (PET/TEPP, PUC-Rio).

ATIVIDADEDATAS (2023)
Inscrições (Google form)20/06 -03/07
Entrevistas (via Zoom)07/07
Resultado final10/07
Início dos trabalhos no programaAgosto de 2023

Sobre o programa

Por meio de um programa de formação intensivo, xs alunxs selecionadxs são treinadxs para atingir excelência em diferentes habilidades necessárias a uma carreira de sucesso na academia e em outras profissões associadas à pesquisa na área de RI. A especialização em pesquisa dxs bolsistxs é encorajada por meio de atividades de formação básica, contato direto com pesquisa, sessões de monitoria e grupos de debates, além de atividades profissionalizantes com especialistas. Todos os cursos são formulados exclusivamente para o PET por professores doutores e doutorandxs do IRI.

A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal PET de R$700,00 ou por bolsa TEPP (desconto sobre mensalidade), enquanto o bolsista permanecer no programa.

  • Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas através deste formulário. É imprescindível ler o edital em anexo para mais detalhes sobre o processo seletivo.

Outras dúvidas:

Email: desiqueira.ir@puc-rio.br

Profa. Isabel Rocha de Siqueira
Coordenadora do PET/TEPP
Diretora, IRI/PUC-Rio

Aberto novo edital de seleção para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2023

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e a Coordenação do Projeto CAPES-PRINT “Decolonização do Conhecimento e Produção de Masculinidades não Violentas“, no âmbito do tema Arte e Cultura Contemporâneas no exercício das competências previstas no PROGRAMA CAPES- PRINT/PUC-Rio, tornam público o Edital de seleção de candidaturas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2023.

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior objetiva oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior de forma a complementar os estudos realizados nos programas de pós-graduação no Brasil, e deve estar alinhado aos objetivos do PROGRAMA CAPES-PRINT/PUC-Rio. Os alunos devem retornar e permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese. As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio, como participantes do PROGRAMA CAPES-PRINT/PUC-Rio.

Resultados da bolsa CAPES-PRINT 2023- Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

No dia 22 de maio de 2023, reuniu-se a Comissão para Seleção de Candidaturas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior do Programa CAPES-PRINT/PUC-Rio, formada pelas professoras Andrea Ribeiro Hoffmann (IRI/PUC-Rio), Monica Herz (IRI/PUC-Rio), e pelo discente, aluno do doutorado, Victor Cabral (IRI/PUC-Rio). Após análise do dossiê dos dois candidatos, Bruna Ferreira e Luan Nascimento, a banca selecionou a candidata Bruna Ferreira para a 1 vaga aberta; e recomendou que fosse solicitada uma segunda vaga no âmbito do remanejamento interno do programa CAPES/Print para o aluno Luan Nascimento.

A partir dos critérios de mérito de seleção e classificação dos candidatos (item 5.3.1 do Edital), a aluna Bruna Ferreira alcançou o primeiro lugar na classificação, já que cumpriu com excelência todos os requisitos e apresentou o maior CR e maior adequação do plano de trabalho ao tema do projeto (Transformação de Conflito e Mediação Internacional, no âmbito do tema Governança e Políticas Públicas), e justificativa da instituição e supervisora do estágio. O aluno Luan Nascimento apesar de excelentes publicações, apresentou o segundo maior CR e ficou em segundo lugar. A banca foi unânime na avaliação de que em dado conjunto de critérios a aluna Bruna Ferreira será indicada para a bolsa disponível, mas que dada excelência do dossiê de Luan Nascimento, ele será indicado para concorrer caso haja vaga disponível no âmbito do remanejamento interno do programa CAPES/Print.

Inscrições abertas para a 8ª edição da Escola de Inverno IPS

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição da Escola de Inverno IPS, evento voltado para alunos e alunas de pós-graduação e acadêmicos em início de carreira, que será realizado entre 3 e 14 de julho de 2023. As inscrições vão até o dia 31 de maio.

A Escola de Inverno IPS é um evento anual realizado ao longo de duas semanas, com objetivo de debater temas e abordagens críticas propostas pela Sociologia Política Internacional. As atividades incluem cursos, tutoriais, workshops, mesas redondas e debates informais em um ambiente favorável ao intercâmbio de ideias, experiências acadêmicas e profissionais, bem como à socialização entre participantes e docentes.

Agenda do Laboratório de Metodologia para 2023.1

O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o primeiro semestre de 2023. 

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas. 

Com o avanço da vacinação para COVID-19, o LabMet volta a oferecer atividades presenciais neste primeiro semestre de 2023, mas segue contando com atividades online via Zoom. Neste semestre serão oferecidos um minicurso de metodologia (9h) e uma oficina de método (6h). Nos dias 13, 15 e 16 de junho, das 15h às 18h, será oferecido o Minicurso Sociologia Histórica: fundamentos e abordagens, pela Profª. Drª. Taísa Sanches (IPPUR/UFRJ). A atividade ocorrerá presencialmente no auditório do IRI2. Os tópicos abordados no curso oferecem um panorama do método sociológico histórico, através de abordagens de continuidade e mudança social, construção social de identidades, subjetividades e representações coletivas. 

Nos dias 26 de junho e 03 de julho, das 19h às 22h, ofereceremos a Oficina em Estudo de Caso, que será conduzida pela Profª. Drª. Manoela Roland (UFJF). Para entender a aplicação e as formas de mobilizar um estudo de caso, no curso abordaremos a chamada “Agenda internacional sobre Empresas e Direitos Humanos”, seu histórico, fases, documentos, principais atores, além de perspectivas e desafios, com ênfase na negociação do Tratado Internacional sobre Empresas e Direitos Humanos, em curso no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A partir do caso do tratado, as análises terão como pano de fundo os questionamentos sobre a perda de importância dos espaços multilaterais de tomada de decisão, especialmente no que tange à temática de Direitos Humanos. Tais reflexões tornam-se ainda mais relevantes frente ao avanço dos chamados “espaços multiatores” (multistakeholder), os quais têm obtido maior apoio nos últimos anos, sob a alegação de seu menor custo, tanto econômico quanto político se comparados à tradicional dinâmica deliberativa estadocêntrica do Direito Internacional. A atividade será remota, oferecida via plataforma Zoom. 

Reforçamos que a partir deste semestre o LabMet não estará ofertando as 24h de cursos e oficinas necessárias para completar a carga horária de metodologia semestralmente. Assim, recomendamos que não deixem para o terceiro semestre de curso o cumprimento de todas as atividades, e que completem a carga horária gradativamente. 

Aproveitamos e recomendamos que chequem as publicações do LabMet. O Breve Guia sobre Ética em Pesquisa: Parâmetros Éticos em Pesquisa e Submissão junto à Câmara e Ética em Pesquisa da PUC-Rio e o Guia de Pesquisa na Quarentena são dois instrumentos que buscam sanar dúvidas e qualificar o processo de pesquisa e aprendizagem. 

Esperamos vocês!  

Conflict and International Law: A Field-Based Training Course

O Professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conor Foley, ministrará o curso de curta duração intitulado “Conflict and International Law: A Field-Based Training Course”, na semana de 31 de julho a 4 de agosto, em formato presencial, no “Essex Human Right Centre” (Inglaterra).

O Curso consiste em palestras, exercícios interativos, atividades baseadas em cenários e no desenvolvimento de habilidades, o que permite equipar os participantes com uma base realista dos desafios que provavelmente enfrentarão no campo.

Para obter informações pormenorizadas, acesse o endereço eletrônico abaixo:

Seminário “A Agenda de Mulheres, Paz e Segurança: renovação do compromisso brasileiro”, do Ministério de Relações Exteriores e Fundação Alexandre de Gusmão

Paula Drumond, professora do IRI/PUC-Rio, e coordenadora do projeto de pesquisa GSUM (Unidade do Sul Global para Mediação) no BPC, foi convidada para participar do seminário “A Agenda de Mulheres, Paz e Segurança: renovação do compromisso brasileiro” a ser realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Fundação Alexandre de Gusmão, no dia 25 de abril, a partir das 10h, no Auditório Paulo Nogueira Batista, Anexo II do Itamaraty, em Brasília.

O evento tem como objetivo iniciar o diálogo sobre a renovação do compromisso nacional com essa agenda das Nações Unidas, constituindo oportunidade de primeiro contato dos órgãos competentes, bem como de sensibilização de parceiros chave, como o Congresso Nacional, entidades da sociedade civil, entre outros.

Acesse aqui o programa do seminário.

As inscrições para participar do evento podem ser realizadas no site da FUNAG.

Professores do IRI/PUC-RIO recebem Prêmio “Cientista do Nosso Estado” e “Jovem Cientista do Nosso Estado” (FAPERJ)

Os professores João Nogueira, Isabel Siqueira e Paula Drumond receberam as Bolsas “Cientista do Nosso Estado” e “Jovem Cientista do Nosso Estado”. A bolsa tem como objetivo apoiar projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Confira os temas de pesquisa premiados:

O projeto conduzido pelo professor João Nogueira é intitulado “Resistências e contestação na política mundial: insurreições urbanas como contra-política transnacional. Uma análise da perspectiva do Sul Global”. A pesquisa examina o fenômeno das insurreições urbanas e sua relevância na política mundial. Para tanto, discute a relevância do conceito de resistência para analisar a política internacional hoje; avalia em que medida a investigação de práticas de contestação pode ser produtiva para a identificação e compreensão de processos de mudança em diferentes escalas da política mundial; e explora como os espaços urbanos vem se tornando lugares privilegiados de inovação política produzida por redes internacionais e transnacionais de poder e resistência. A pesquisa terá como objeto as insurreições urbanas em cidades como Santiago, Bogotá e Hong Kong. O projeto quer contribuir com esforços, no campo do pensamento crítico em RI, em particular nos estudos de sociologia política internacional, sobre conceitos como contra-política, contra-conduta, resistência e negatividade, mobilizados tanto na sociologia crítica quanto nas perspectivas da governamentalidade.

A pesquisa conduzida pela professora Isabel Siqueira é intitulada “Territorialização da Agenda 2030 da ONU: ODS16+ nas grandes cidades do Sul Global”, considerada uma sequência e complementação de seu projeto anterior sobre Paz e Desenvolvimento no mesmo contexto. Neste trabalho, estão envolvidos envolve estudos de caso com entrevistas e observação participante, buscando analisar como iniciativas de localização ou territorialização da agenda lideradas por redes da sociedade civil na cidade do Rio de Janeiro e na Cidade do México lidam com os desafios colocados ao ODS16+ e quais lições podem derivar. Nesse sentido, o projeto mapeia algumas organizações e iniciativas guiadas nas duas cidades observando as metas do ODS16+ e a sua inter-relação com o nexo Segurança & Desenvolvimento (S&D). Além disso, o trabalho olha para o nível local e os territórios para compreender a produção de conhecimento e soluções sobre o tema, colocando em evidência dificuldades e oportunidades.

Por fim, a pesquisa realizada pela professora Paula Drummond, intitulada “Nova Direita e ‘identidade de gênero’: O Brasil e a difusão dos valores familiares no sistema multilateral” se propõe a mapear e analisar como a retórica da “ideologia de gênero” se refletiu na atuação do Brasil em relação a normas internacionais pró-gênero no Conselho de Direitos Humanos e no Conselho de Segurança da ONU, observando o posicionamento do Brasil nas agendas de “paz e segurança” e “direitos humanos”. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento do Brasil com normas internacionais sobre gêneros nos fóruns multilaterais, observando transformações, rupturas, continuidades e inconsistências do governo Bolsonaro, considerando o histórico do país favorável à igualdade de gênero. A partir de um diálogo com as perspectivas feministas de Relações Internacionais, a pesquisa visa contribuir para os debates sobre gênero, normas e Política Externa, com a maioria das análises concentradas na difusão de normas liberais em prol dos direitos das mulheres e na adoção oficial de perspectivas feministas.