Egressas do IRI recebem prêmios na ABRI

As egressas Isa Lima Mendes, doutora pelo IRI/PUC-Rio, e Beatriz Nazareth de Souza Teixeira, mestra pelo IRI/PUC-Rio, foram premiadas no 10º Concurso de Dissertação e Tese da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Isa Lima Mendes recebeu o prêmio de Melhor Tese de 2022 pelo trabalho intitulado Unveiling inclusion in peace negotiations through the concept of political representation: Women and the Havana Dialogues between the Colombian government and the FARC-EP – 2012-2016, orientado pela professora Monica Herz.

Na tese, a autora aborda a questão da inclusão nas negociações de paz de um ângulo diferente daquele normalmente empregado pela literatura de Estudos sobre Paz e Conflitos (PCS). Embora por muito tempo tenha sido visto apenas como uma fonte de perturbação no caminho de acordos políticos, a inclusão da sociedade está lentamente sendo aceita como uma “perturbação necessária” à construção de acordos legítimos e de uma paz duradoura. O desconforto que motivou e pesquisa decorre da frequente despolitização e instrumentalização da inclusão no contexto da negociação e mediação da paz. A inclusão é muitas vezes tratada como uma entidade benigna que visa cultivar a legitimidade de um novo sistema político, enquanto sua natureza política inerente – as articulações políticas, disputas e exclusões que envolve – recebem pouca atenção. No esforço de politizar essa discussão, a tese disseca a ideia de inclusão nos processos de paz, analisando-a pelas lentes conceituais da representação política. Ao contrário de nossa tendência contemporânea de considerar a representação apenas o produto pontual de eleições periódicas, o conceito é tomado em uma interpretação crítica e ampliada, considerada no contexto de seus dilemas atuais e sua relação complexa com a participação política, particularmente à luz da teoria democrática feminista. Além das eleições e da autorização formal, a pesquisa considera a representação política possível e presente em situações diferentes dos ambientes institucionalizados usuais, tais como as negociações de paz.

Beatriz Nazareth de Souza Teixeira recebeu menção honrosa no prêmio de Melhor Dissertação de 2022 pelo trabalho intitulado “Caring about women and the role of quantification in family planning: a critical analysis of the FP2020 programme“, orientado pela professora Isabel Rocha de Siqueira.

A dissertação parte da constatação de que a interseção entre população, conflito, mudanças climáticas e migração é o ponto central dos debates contemporâneos sobre controle populacional e reacende iniciativas cujo alvo são os corpos de mulheres e meninas, majoritariamente não-brancas e do Sul Global. À medida que uma população crescente passa a ser enquadrada como um problema global, a fertilidade dessas mulheres se torna uma ameaça e os seus corpos um espaço para intervenções de organizações internacionais, agências de desenvolvimento e governos. O propósito do trabalho é investigar uma dessas intervenções, a maior no tocante a recursos financeiros – Family Planning 2020. Mais especificamente, o trabalho foca no papel desempenhado por dados quantitativos para fundamentar intervenções na saúde reprodutiva de milhões de mulheres. A hipótese da dissertação é que esses dados desempenham um papel fundamental no posicionamento de políticas de planejamento familiar como objetivas e baseada em evidências, e não como fundadas em fatores raciais. Ademais, a adesão a uma ética do cuidado pode orientar tais políticas de maneira que se evite instrumentalizar a fertilidade e a saúde de mulheres para buscar a questões associadas a problemas de ‘superpopulação’.

Iniciação Científica (PIBIC/ FAPERJ): Seleção Extraordinária

A prof. Ana Garcia está selecionando candidat@s para Bolsa de Iniciação Científica da FAPERJ.

A Bolsa tem duração de 12 meses (podendo ser renovada por igual período) e remuneração de R$ 525,00 mensais. O título do projeto é: “Acordos de facilitação e proteção de investimentos: uma análise comparada entre os países BRICS, África e América Latina”. 

O processo seletivo consistirá de duas etapas: 1ª análise de currículo e carta de intenções; 2ª entrevista.  O currículo e a carta devem ser enviados diretamente para a prof. Ana até 15 de outubro. Os candidatos selecionados serão entrevistados até 31 de outubro

Sobre o projeto:

Tendo em vista a ampliação da atuação de multinacionais e instituições financeiras dos países BRICS em outros países e regiões do Sul Global, a presente pesquisa objetiva fazer um levantamento de dados sobre os acordos de proteção de investimento dos BRICS em duas regiões: África e América Latina. Forneceremos uma leitura dos Tratados Bilaterais de Investimentos (TBI) a partir da economia política. A pesquisa busca identificar em que medida os BRICS reproduzem o modelo tradicional de proteção ao investidor, especialmente promovido pelos EUA e de países europeus na década de 1990, ou se esses países inovam com modelos alternativos, como o caso brasileiro. Os resultados da pesquisa serão apresentados na forma de texto, tabelas, gráficos e mapas.

Contato e mais informações: anasaggioro@puc-rio.br

Agenda LabMet 2022.2

Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2021. 

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas. 

Com o avanço da vacinação para COVID-19, o LabMet volta a oferecer atividades presenciais neste segundo semestre de 2022, mas segue contando com atividades híbridas e totalmente online via Zoom. Neste semestre, além dos dois minicursos (9h totais/cada) e uma oficina (6h totais), o LabMet oferecerá duas novas atividades para formação complementarem relação a formação docente e capacitação para pesquisa. 

Nos dias 20 e 21 de setembro, das 10h às 12h, realizaremos as conversas orientadoras para construção do Guia de Técnicas de Docência e Reflexões sobre a Educação, no auditório do IRI 2. As conversas ocorrerão em formato híbrido, para integrar discentes que não estão no Rio de Janeiro. O conteúdo dos diálogos irá subsidiar a elaboração de um guia que pretende dar assistência a discentes de pós-graduação em estágio-docência, compartilhando técnicas para serem mobilizadas em sala de aula, além de breves ensaios sobre os desafios que se enfrentam na educação. 

Nos dias 10, 11 e 18 de outubro, será oferecido o Minicurso sobre Abordagens Participativas Aplicadas à Pesquisa Social, pela Profª. Ms. Joana Amaral (Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional-UnB). Nos dias 10 e 11, as atividades ocorrerão presencialmente no auditório do IRI 2, das 12h às 15h. No dia 18, o minicurso será finalizado via Zoom, das 15h às 18h. Dado que as metodologias participativas pouco a pouco foram sendo utilizadas em projetos de intervenção, no ciclo de políticas públicas, no desenvolvimento organizacional, em programas de cooperação internacional e na pesquisa social, o minicurso visa pontuar que o compartilhamento de controle e poder na pesquisa participativa podem ser trabalhados em complementariedade com perspectivas convencionais. 

Nos dias 25 e 28 de outubro, das 15h às 18h, será ofertado o Ateliê em Processos de Pesquisa, presencialmente, no auditório do IRI 2. Esta nova atividade do LabMet busca oferecer estratégias para manejar bem e avançar nas diferentes etapas da pesquisa. A atividade deste semestre será conduzida pelos professores Anna Leander Stefano Guzzini, que realização exposições e diálogos sobre estratégias de publicação. A atividade será executada em modalidade presencial. 

Já nos dias 4, 8 e 11 de novembro, das 15h às 18h, realizaremos o minicurso Flipping the Same Coin: Casual Ethnography and Autoetnography in Multiracialized Societies, ministrado pelo Prof. Dr. John Stanfield (University of Mauritius). O objetivo do curso é apresentar uma contribuição inovadora à literatura convencional em etnografia que aporta análise qualitativa com opções variadas de métodos ao invés da metodologia puramente quantitativa que geralmente ocorre nos estudos de Relações Internacionais e Relações Diplomáticas. Serão explorados princípios básicos e práticas desta nova metodologia como sustentadora e fortalecedora de uma metodologia de construção da paz, desenhada a partir da expansão da justiça restaurativa no sentido do que o Prof. John Stanfield passa a designar Justiça Restaurativa Multicultural Global, baseado na pesquisa, viagens e experiência de residência na África e nas nações da diáspora global, incluindo Brasil e Estados Unidos. 

A última atividade a ser realizada será a Oficina de Análise de Dados Qualitativos com NVivo, que será conduzida pela Profª. Drª. Anna Venturini (Doutora em Ciência Política-USP/Pós-Doutoranda CEBRAP), nos dias 8 e 10 de novembro, das 19h às 22h. O curso oferece uma introdução a um dos principais softwares de análise qualitativa: o NVivo. Serão abordadas as principais funcionalidades e ferramentas do software para análise de materiais qualitativos. A atividade será remota, oferecida via plataforma Zoom. 

Devido a razões burocráticas, o segundo minicurso de metodologia ainda será confirmado. 

Aproveitamos e recomendamos que chequem as publicações do LabMet. O Breve Guia sobre Ética em Pesquisa: Parâmetros Éticos em Pesquisa e Submissão junto à Câmara e Ética em Pesquisa da PUC-Rio

CAPES divulga resultados preliminares da Avaliação Quadrienal 2017/2020

A CAPES divulgou no último dia 02/09 o resultado preliminar da da avaliação referente ao quadriênio 2017/2020. Com enorme satisfação informamos que os dois Programas de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio tiveram suas notas de classificação elevadas na escala com nota máxima sete para cursos que possuem mestrado e doutorado.

O PPG Acadêmico em Relações Internacionais do Instituto recebeu nota 6 enquanto o PPG Profissional (MAPI) recebeu nota 4.

Nessa avaliação, a PUC-Rio alcançou um resultado histórico de sua pós-graduação: 56% dos programas (Mestrado e Doutorado) elevaram seu conceito. Hoje, ⅔ dos programas de pós-graduação da PUC-Rio possuem nota 6 e 7, demonstrando sua tradição de excelência em pesquisa e ensino no Brasil.

Parabenizamos professores, alunos e funcionários de todos os programas, em especial os seus coordenadores no período avaliativo em questão.

O PPG Acadêmico do IRI/PUC-Rio está com inscrições abertas. Não perca a oportunidade de participar do processo seletivo!

Iniciação Científica (PIBIC/ FAPERJ): Seleção Extraordinária

Informamos que estão abertas as inscrições para a Seleção Extraordinária do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com vaga para o projeto “Políticas Públicas e o nexus global/local”, coordenado pela Profa. Andrea Hoffmann. 

POLÍTICAS PÚBLICAS E O NEXUS GLOBAL/LOCAL

Esta pesquisa propõe explorar o nexus global/local na discussão, formulação e implementação de políticas públicas nas áreas de saúde e educação, assim como os processos de cooperação e a difusão de práticas e políticas nessas áreas nos âmbitos multilateral global e regional, com foco na América Latina. 

A pesquisa será realizada a partir de um arcabouço analítico que inclui perspectivas teóricas e metodológicas de forma transdisciplinar, incluindo as literaturas de políticas sociais globais, redes transnacionais, comunidades epistêmicas, difusão de normas, política externa como política pública e paradiplomacia, destacando o papel dos estados, cidades e municípios nesses processos. Com isso, a pesquisa visa gerar contribuições inovadoras no nível teórico e estudos de caso empíricos que enriqueçam o debate sobre políticas públicas sociais, e recomendações específicas nas áreas de saúde e educação. Profa orientadora: Andrea Hoffmann

Prazo de Inscrições: até 30 de setembro de 2022 para o e-mail a_ribeiro_hoffmann@puc-rio.br (Indicar no Assunto: Candidatura PIBIC Faperj)

Material para a candidatura

  • Carta de motivação
  • CV lattes atualizado
  • Histórico Escolar atualizado (IRI/PUC-Rio)
  • 1 trabalho escrito publicado ou trabalho submetido para disciplina do curso de graduação

Atividades a serem realizadas:

  • Pesquisa, sistematização de dados, elaboração de análises;
  • Elaboração de Relatório de Pesquisa e apresentação no Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio. 

Observações importantes

  1. É fundamental ler o edital em anexo antes de se inscrever.
  2. Toda a comunicação será feita por e-mail. É de responsabilidade da/o candidato ficar atenta a sua caixa de e-mails.

Para mais informações e FAQ, ver PIBIC na PUC-Rio – Pós-Graduação e Pesquisa

Alunos do PET-IRI/PUC-Rio publicam capstone sobre o saneamento básico no Rio de Janeiro

Alunos de graduação do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o Cocôzap e com o data_labe, discutiram a questão do Saneamento Básico no Rio de Janeiro, objetivando aproximar a academia do ativismo para compartilhar conhecimentos e experiências. Encontros entre os bolsistas do programa e integrantes do Cocôzap foram frequentes no último semestre, com ênfase nas questões de governança da água, dos atores envolvidos e da justiça no oferecimento do serviço.

O projeto reafirma o Direito Humano e Social dos indivíduos ao saneamento básico, reconhecidos pela ONU e pela Constituição Federal Brasileira. Questões de governança da água e das políticas ambientais, climáticas, infraestruturais e de saúde que a envolvem foram abordadas. O estudo, elaborado pelos bolsistas Bernardo Beiriz, Daniel Lannes, e Maria Clara Mendes, mostra o histórico da responsabilidade e participação da esfera governamental no saneamento básico, sobretudo o impacto recente das privatizações desses serviços diante da debilidade municipal, fato que priva grande parte da população de seus direitos constitucionais à vida, à saúde e ao meio ambiente.

A pesquisa mostra a responsabilidade das esferas federal, estadual e regional na gestão do serviço, regidas não apenas por questões institucionais, mas também de atuação. O papel da sociedade civil também é mostrado como relevante para influenciar no conjunto de decisões técnico-políticas a partir do ativismo, capaz de transformar a realidade do saneamento básico e torná-la mais acessível e de maior qualidade. Dessa forma, a justiça ambiental é destacada como importante nesse processo, tendo em vista que as consequências da ausência ou má distribuição do serviço de saneamento básico recaem sobre as populações mais pobres e marginalizadas, expostas diariamente à doenças e contaminação.


Saiba mais sobre o PET-IRI/PUC-Rio

O PET é um programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) cujo objetivo é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique seus participantes para atuação acadêmica e/ou profissional futuras.

Para tanto, os integrantes do PET desenvolvem, individual e coletivamente, um conjunto de atividades de estudo, pesquisa e exposição de conteúdos científicos. A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal, cujo valor atual é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), enquanto o bolsista permanecer no Programa.

O PET/IRI, intitulado ‘BRASIL GLOBAL’: DESAFIOS DA INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO, tem como objetivo formar alunos com capacidade crítica para análise de temas e problemas centrais ao processo de inserção internacional do Brasil. Visa contribuir para implementação e consolidação de novos métodos de ensino e aprendizagem vinculados ao programa de desenvolvimento curricular do IRI. Serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos eixos prioritários: a) Instituições e Governança – participação brasileira na nova arquitetura do sistema internacional, 2) Desenvolvimento e Cooperação – agenda de desenvolvimento internacional brasileira, sobretudo, nas estratégias de cooperação Sul-Sul e 3) Plataforma de Direitos e Temas Sociais – ênfase para posição brasileira sobre direitos humanos, direito humanitário e temática migratória.

A formação pedagógica dos bolsistas está estruturada em atividades de formação básica, realização de pesquisas, monitorias e grupos de orientação, atividades profissionalizantes com especialistas, divulgação de produtos desenvolvidos pelos bolsistas. Espera-se que o grupo articule espaço de produção coletiva, assegurando capacitação que garanta melhor aproveitamento do currículo por parte dos bolsistas e dos alunos agregados, além de fomentar a elaboração de recursos e produtos relativos a temas centrais da agenda internacional brasileira para consulta do público acadêmico e não acadêmico.

Para informações sobre o programa e contato – www.pet-iri.com.


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Kai Michael Kenkel é Distinguished Visiting Scholar no Dickey Center do Dartmouth College dos EUA

De setembro de 2022 a junho de 2023, o professor Kai Michael Kenkel ocupará a posição de Distinguished Visiting Scholar no Dickey Center for International Understanding do Dartmouth College nos Estados Unidos. A Dartmouth ‘s Initiative for Global Security (DIGS) seleciona acadêmicos de excelência para trabalharem em seus próprios projetos de pesquisa, os quais devem ser relevantes e ter implicações para a formulação de políticas. A iniciativa busca contribuir especificamente para um avanço na área de segurança internacional por meio de pesquisas destinadas à melhora na formulação de política externa, com a promoção do desenvolvimento de seus formuladores.

Nesse período, o prof. Kenkel foi contemplado com uma bolsa de Pesquisador Visitante Sênior do edital do Programa de Pesquisas no Exterior em Áreas Estratégicas para a Defesa Nacional. Neste programa, a CAPES, em conjunto com as Forças Armadas e o Ministério da Defesa financiam pesquisadores civis, dando-lhes a oportunidade de mobilidade internacional para a produção acadêmica, científica e tecnológica na área, apoiando a capacitação de profissionais e a cooperação entre Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras e estrangeiras com os órgãos de Defesa e as Forças Brasileiras.


Em janeiro de 2022, o professor Kenkel concedeu entrevista para a revista E-IR onde discute o estado atual do campo das Relações Internacionais além da sua própria carreira profissional e interesses de pesquisa.


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BRICS, conjuntura internacional e política externa brasileira: o que esperar no futuro próximo?

O BRICS Policy Center promove o debate “BRICS, conjuntura internacional e política externa brasileira: o que esperar no futuro próximo?” com o embaixador Celso Amorim

O BRICS Policy Center (IRI/PUC-Rio) iniciou seus trabalhos em 2022 em uma nova sede nas Casas Casadas, em Laranjeiras. Neste novo espaço ocorreu, no dia 26 de agosto, o debate “BRICS, conjuntura internacional e política externa brasileira: o que esperar no futuro próximo?” com o embaixador e ex-ministro das relações exteriores, Celso Amorim. Além do embaixador, o debate contou com as intervenções de Gustavo Westman (Ministério das Relações Exteriores), Fernando Ribeiro (IPEA), Isabela Nogueira (IE/UFRJ), Adhemar Mineiro (REBRIP) e Luis Fernandes (IRI/PUC-Rio).

A abertura do evento contou com participação do reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ e da Coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Carolina Tendler. A diretora do BRICS Policy Center, Ana Garcia, coordenou o debate.

Estiveram presentes parceiros, pesquisadores, professores, representantes da sociedade civil e do corpo consular, além de outros convidados que sempre acompanharam a história e incentivaram o trabalho do BPC. Agradecemos aos presentes e esperamos recebe-los(as) novamente em nossa nova sede.

O evento foi transmitido também on-line aos que não puderam comparecer presencialmente. Confira o registro abaixo.

Política Externa Brasileira: desmonte e reconstrução

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e o Instituto de Relações Internacionais da USP, promove a mesa Política Externa Brasileira: desmonte e reconstrução.

No próximo dia 29 de agosto, a professora Monica Herz participará do evento que reúne analistas da política externa brasileira com o objetivo de discutir distintas dimensões e aspectos que caracterizaram a linha de atuação do atual governo e de contribuir para o debate político em curso sobre alternativas para o futuro. A discussão contará também com a participação de Ana Toni (iCS), Deisy Ventura (FSP-USP), Cintya Feitosa (iCS), Felipe Loureiro (IRI-USP), Frederico Merke (UdeSA), Gisela Pereyra Doval (CONICET), Leandro Wolpert dos Santos (IESP-UERJ), Leticia Pinheiro (IESP-UERJ), Lia Valls (PPGRI-UERJ), Maria Regina Soares Lima (IESP-UERJ), Marianna Albuquerque (IESP-UERJ), Monica Hirst (IESP-UERJ), Paulo Trivellato (IRI-USP), e comentários de Bernardo Mello Franco (O GLOBO).

O evento será realizado no dia 29 de agosto às 17h na Sala Olavo Brasil (UERJ) e no Auditório do IRI-USP além de ser transmitido ao vivo pelo canal do IESP no YouTube.