Andressa Maciel Corrêa

Mestranda

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (2020) e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense UFF (2023). Atualmente, realiza mestrado em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (término em julho 2023).

Possui bacharelado em Psicologia pelas Faculdades Integradas Maria Thereza FAMATH (2016) e em Filosofia na Universidade Federal Fluminense UFF (2019).

Compôs, como psicóloga colaboradora, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, CRP-RJ (2019). Como pesquisadora social estuda temáticas relacionadas: aos Direitos Humanos, paz e conflito; populações em vulnerabilidade; processo de subjetivação, violência e conflitos; filosofia da linguagem, metáforas e acentos de valor no contexto do refúgio; processo de solicitação e elegibilidade do refúgio; racismo de Estado, racismo internacional e refúgio. Como psicóloga social trabalhou como voluntária na realização de projetos e em setores de instituições da sociedade civil voltadas ao atendimento de populações em vulnerabilidade e em situação de refúgio.Trabalha como psicóloga clínica desde 2017, com experiência em atendimentos com idosos, adultos, crianças, estrangeiros e refugiados. Atualmente, trabalha como Psicóloga colaboradora na instituição PARES Cáritas-RJ, na realização de projetos e atendimentos clínicos voltados para populações em situação de refúgio.

Publicações

Foto

Considerações filosóficas sobre as entrevistas de solicitação de refúgio

No presente artigo, procuramos mostrar que o processo de solicitação de refúgio pode ter suas estruturas semânticas e políticas evidenciadas...

Foto

Racismo e suas fronteiras: perspectivas acerca do refúgio

A obra Racismo e suas fronteiras: perspectivas acerca do refúgio, publicado pela mestranda Andressa Maciel Corrêa, destaca a problemática envolvendo...