BRICS 10 Anos Depois: O que esperar para o Futuro?

07 Nov
08 Nov

Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o BRICS Policy Center (BPC) convidam para o seminário “BRICS 10 anos depois: o que esperar para o futuro?”.

Realizado no Auditório do RDC na PUC-Rio nos dias 7 e 8 de novembro, o evento procurará focalizar, por um lado, o processo de transformação na política mundial e no sistema internacional e as implicações no grupo dos BRICS; e, por outro lado, os desafios e restrições enfrentados hoje em seus esforços para se manter como força de mudança na ordem mundial.

O painel do dia 07 pretende fazer uma avaliação sistemática do BRICS, seus avanços, suas agendas, as mudanças trazidas no sistema internacional, os déficits, as dificuldades enfrentadas, mas também as possibilidades e perspectivas de futuro.

A 4ª Revolução Industrial refere-se a um processo multidimensional que inclui cascatas de inovações tecnológicas, conectividade acelerada, o surgimento de redes globais de produção e consumo, novos modelos de mobilização e recrutamento de trabalho, transformação demográfica e novas ferramentas cognitivas. A emergência dos países BRICS afetou e foi afetada por esse processo complexo. De fato, a integração dessas economias nas redes globais de produção e consumo contribuiu para mudar os padrões existentes de divisão de trabalho e circulação de bens e serviços entre países em desenvolvimento e desenvolvidos. A entrada de aproximadamente 1,5 bilhão de trabalhadores no mercado de trabalho global, muitos deles tão qualificados quanto os das economias desenvolvidas, produziu efeitos significativos na geoeconomia do futuro do trabalho. A partir dessa perspectiva, a segunda sessão tem como objetivo discutir os avanços e impactos da 4ª revolução industrial entre os países BRICS considerando os sistemas nacionais de inovação, as possibilidades de cooperação em CT&I e o impacto sobre o mundo do trabalho, considerando, em particular a posição do Brasil.

Informações Importantes:

Data: 7 e 8 de Novembro, a partir das 9:00h.

Local: Auditório do RDC, PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, RJ.

O seminário contará com tradução simultânea nos idiomas português e inglês.

Programação do Seminário

“BRICS 10 anos depois: o que esperar para o futuro?”

Data: 07 e 08 de novembro

Local: Auditório do Rio Datacentro (RDC), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

07 de novembro:

BRICS, um balanço dos últimos 10 anos, perspectivas e futuros: uma conversa (9h – 13h)

•          Luis Fernandes (IRI/BPC – PUC-Rio)
  •          Nivedita Ray (Indian Council of World Affairs – ICWA)
  •          Victoria Panova (Dep. of International Relations and Russian Foreign Policy – Moscow State Inst. of International Relations)
  •          Philani Mthembu (Institute for Global Dialogue – IGD)
  •          Graciela Rodriguez (REBRIP)

Mediador: Paulo Esteves (IRI/BPC – PUC-Rio)

08 de novembro

Os BRICS, a Indústria 4.0 e o futuro do trabalho (9h – 12h)