Racismo Ambiental a partir do Sul Global

07 Jul
08 Jul

O Racismo Ambiental consiste na distribuição desigual de acesso aos recursos naturais e a exposição a diferentes formas de risco ambiental a todas as minorias étnicos-raciais e sociais. Nesse sentido, torna-se urgente que a temática seja debatida para que possamos pensar, também, sobre formas de assegurar que nenhum grupo sofra o efeito desproporcional dos impactos ambientais derivados das operações do capital, das políticas públicas ou da sua ausência – ou seja, discutir alternativas para a promoção da Justiça Ambiental.

Nos dias 7 e 8 de julho será realizado o Workshop de Encerramento do Progrograma de Ensino Tutorial (PET/TEPP) do IRI/PUC-Rio com o tema “Racismo Ambiental a Partir do Sul Global”. Serão apresentadas as pesquisas dos alunos realizadas no Núcleo de Pesquisa de Refúgio & Desenvolvimento (NPR&D) do IRI – PET/TEPP, com o objetivo de dialogar com os painéis presentes “A importância de se pensar em Racismo Ambiental a partir do Sul Global”, “Construindo cidades sustentáveis contra o Racismo Ambiental”, “Rio de Janeiro e saneamento básico: a cidade é tão maravilhosa assim?”, “Sobre resistir: a participação social na luta por Justiça Ambiental” e “Racismo Ambiental e grandes empresas: um dilema entre os Direitos Humanos e o desenvolvimento”.

Além disso, será realizado um debate entre os alunos pesquisadores sobre o tema “Regulação da tese jurídica do Marco Temporal na demarcação de terras indígenas”.

Onde: Campus PUC-Rio, prédio Cardeal Leme, sala L-278.
Quando: 7 de julho - 09:00h às 12:30h ; 8 de julho - 09:30 às 16:00

BrasilDireitos HumanosMeio AmbienteRacismo AmbientalRio de JaneiroSaneamentoSaúdeSul Global