Relações Internacionais e Retrocesso Regional e Multilateral

09 Out
10 Out

Após o golpe parlamentar em 2016 e a crise econômica e institucional instaurada no país, o Brasil perdeu sua visibilidade na arena internacional. O governo ilegítimo, representado por Michel Temer, ao concentrar-se mais nas políticas de austeridade, deixou de pautar as iniciativas regionais e multilaterais sobre temas de interesse global (paz, direitos humanos e mudanças climáticas, entre outros) alinhando o Brasil às tendências mundiais de desintegração de blocos regionais e construção de um alinhamento com superpotências que pressionam contra os acordos multilaterais.O contexto de mudança exige uma resposta de acadêmicos progressistas, ativistas e partidos de esquerda no Brasil e na região sobre como contrabalancear a recessão brasileira e internacional das Relações Internacionais democráticas. Queremos analisar a crise regional e multilateral sobre política na América Latina e na Europa, bem como possíveis formas de mudança.Dessa maneira, a Fundação Friedrich Ebert – Brasil e o Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio organizam nos dias 09 e 10 e outubro, no Hotel Blue Tree Paulista em São Paulo, a Conferência Internacional “Relações Internacionais brasileiras em um contexto de retrocesso regional e multilateral”.

Programação:

1º dia – 09 de outubro

Boas vindas e introdução ao programa:
• Katharina Hofmann, Fundação Friedrich-Ebert Brasil (FES)
Monica Herz, IRI/PUC-Rio

09.30: Painel 1 – O fracasso dos mecanismos multilaterais de governança?
• “Globalização colocada em xeque? ”- Thomas Palley, EUA
• Migração: Michael Bröning, Chefe do Departamento para análise de políticas internacionais, FES Berlin, Alemanha
• Paz e Segurança: Marco Cepik, UFRGS, Brasil
• Mudanças climáticas: Ana Toni, Brasil