The Global South and Peace Operations: Contemporary debates on conflict, violence, intervention and reconstruction

29 Mai
30 Mai

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio tem o prazer de convidar para o seminário The Global South and Peace Operations – Contemporary debates on conflict, violence, intervention and reconstruction. O evento é o primeiro da série de seminários de relações internacionais organizados pelo IRI no primeiro semestre de 2018.

(Os registros do evento estão disponíveis abaixo)

As operações de paz são um locus analítico privilegiado para abordar importante conjunto de questões que abrangem os campos de segurança internacional, assistência humanitária e cooperação para o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o estudo das operações de paz permite refletir tanto sobre como a comunidade internacional aborda o conflito e a violência no Sul Global e como os países emergentes, como o Brasil, consolidaram sua posição (e oposição) em relação às práticas de intervenção internacional.

O seminário reúne pesquisadores preocupados com a forma como os estados no Sul Global estão envolvidos nos debates atuais sobre processos de paz e construção da paz e também como a pesquisa atual e os debates acadêmicos têm articulado posturas críticas em relação aos pressupostos teóricos, conceituais e pragmáticos que informam o intervencionismo contemporâneo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Tuesday, 29 May

8:30 – 8:45 | Opening ceremony

8:45 – 9:00 | Welcome from organizers

9:00 – 10:45 | Panel 1 | Conceptual and normative aspects of sovereignty and the use of force in peace operations

Paul D. Williams, Elliott School, George Washington University

Kristoffer Lidén, Peace Research Institute (PRIO)

Maíra Siman, IRI/PUC-Rio

Kai Michael Kenkel, IRI/PUC-Rio

Chair: Manuela Trindade Viana, IRI/PUC-Rio

O foco da mesa foi analisar os dilemas, as motivações e os problemas que estão envolvidos nas Operações de Paz.

10:45 – 11:00 | Break

11:00 – 12:45 | Panel 2 | Gender issues and protection of civilians in peace operations

Marsha Henry, London School of Economics (LSE)

Tamya Rebelo, Belas Artes/ IRI-USP

Paula Drumond, IRI/PUC-Rio

Conor Foley, IRI/PUC-Rio

Chair: Ricardo Oliveira, IRI/PUC-Rio

O objetivo da mesa foi trazer a questão do gênero para as Operações de Paz, mostrando a importância de uma mudança estrutural nas práticas da ONU e do Conselho de Segurança que tratam a questão com superficialidade. Além disso, foi discutida a importância de leis humanitárias que incorporem a questão do gênero.

Wednesday, 30 May

9:00 – 10:45 | Panel 3 | South American perspectives on peacebuilding and stabilization

Monica Hirst, National University of Quilmes

Carlos Chagas Vianna Braga, Brazilian Marine Corps

Danilo Marcondes, Brazilian War College (ESG)

Ivan Briscoe, Crisis Group

Chair: Maíra Siman, IRI/PUC-Rio

A mesa teve como objetivo analisar o envolvimento, a contribuição e as motivações dos países Sul-Americanos nas Operações de Paz.

10:45 – 11:00 | Break

11:00 – 12:45 | Panel 4 | Case studies in intervention and peacebuilding

Giulia Piccolino, Loughborough University

Aureo Toledo, Federal University of Uberlândia

Teresa Almeida Cravo, University of Coimbra

Renata Summa, IRI/PUC-Rio

Chair: Marta Fernández, IRI/PUC-Rio

A mesa trouxe importantes contribuições sob perspectivas locais das Operações de Paz a partir de estudos de caso sobre o tema.

LOCAL: Auditório do RDC, PUC-Rio | Campus Gávea.

O evento será ministrado em inglês e não haverá tradução simultânea.

Para participar não é necessário inscrição prévia.

GêneroOperações de PazPazPeacebuildingProteção de CivisSeminárioSul Global