Agenda do Laboratório de Metodologia para 2023.1

Compartilhar

O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o primeiro semestre de 2023. 

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas. 

Com o avanço da vacinação para COVID-19, o LabMet volta a oferecer atividades presenciais neste primeiro semestre de 2023, mas segue contando com atividades online via Zoom. Neste semestre serão oferecidos um minicurso de metodologia (9h) e uma oficina de método (6h). Nos dias 13, 15 e 16 de junho, das 15h às 18h, será oferecido o Minicurso Sociologia Histórica: fundamentos e abordagens, pela Profª. Drª. Taísa Sanches (IPPUR/UFRJ). A atividade ocorrerá presencialmente no auditório do IRI2. Os tópicos abordados no curso oferecem um panorama do método sociológico histórico, através de abordagens de continuidade e mudança social, construção social de identidades, subjetividades e representações coletivas. 

Nos dias 26 de junho e 03 de julho, das 19h às 22h, ofereceremos a Oficina em Estudo de Caso, que será conduzida pela Profª. Drª. Manoela Roland (UFJF). Para entender a aplicação e as formas de mobilizar um estudo de caso, no curso abordaremos a chamada “Agenda internacional sobre Empresas e Direitos Humanos”, seu histórico, fases, documentos, principais atores, além de perspectivas e desafios, com ênfase na negociação do Tratado Internacional sobre Empresas e Direitos Humanos, em curso no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A partir do caso do tratado, as análises terão como pano de fundo os questionamentos sobre a perda de importância dos espaços multilaterais de tomada de decisão, especialmente no que tange à temática de Direitos Humanos. Tais reflexões tornam-se ainda mais relevantes frente ao avanço dos chamados “espaços multiatores” (multistakeholder), os quais têm obtido maior apoio nos últimos anos, sob a alegação de seu menor custo, tanto econômico quanto político se comparados à tradicional dinâmica deliberativa estadocêntrica do Direito Internacional. A atividade será remota, oferecida via plataforma Zoom. 

Reforçamos que a partir deste semestre o LabMet não estará ofertando as 24h de cursos e oficinas necessárias para completar a carga horária de metodologia semestralmente. Assim, recomendamos que não deixem para o terceiro semestre de curso o cumprimento de todas as atividades, e que completem a carga horária gradativamente. 

Aproveitamos e recomendamos que chequem as publicações do LabMet. O Breve Guia sobre Ética em Pesquisa: Parâmetros Éticos em Pesquisa e Submissão junto à Câmara e Ética em Pesquisa da PUC-Rio e o Guia de Pesquisa na Quarentena são dois instrumentos que buscam sanar dúvidas e qualificar o processo de pesquisa e aprendizagem. 

Esperamos vocês!  

Tags

LABMETMinicurso de MetodologiaOficina de Metodologia