Alunos do PET-IRI/PUC-Rio publicam capstone sobre o saneamento básico no Rio de Janeiro

Compartilhar

Alunos de graduação do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o Cocôzap e com o data_labe, discutiram a questão do Saneamento Básico no Rio de Janeiro, objetivando aproximar a academia do ativismo para compartilhar conhecimentos e experiências. Encontros entre os bolsistas do programa e integrantes do Cocôzap foram frequentes no último semestre, com ênfase nas questões de governança da água, dos atores envolvidos e da justiça no oferecimento do serviço.

O projeto reafirma o Direito Humano e Social dos indivíduos ao saneamento básico, reconhecidos pela ONU e pela Constituição Federal Brasileira. Questões de governança da água e das políticas ambientais, climáticas, infraestruturais e de saúde que a envolvem foram abordadas. O estudo, elaborado pelos bolsistas Bernardo Beiriz, Daniel Lannes, e Maria Clara Mendes, mostra o histórico da responsabilidade e participação da esfera governamental no saneamento básico, sobretudo o impacto recente das privatizações desses serviços diante da debilidade municipal, fato que priva grande parte da população de seus direitos constitucionais à vida, à saúde e ao meio ambiente.

A pesquisa mostra a responsabilidade das esferas federal, estadual e regional na gestão do serviço, regidas não apenas por questões institucionais, mas também de atuação. O papel da sociedade civil também é mostrado como relevante para influenciar no conjunto de decisões técnico-políticas a partir do ativismo, capaz de transformar a realidade do saneamento básico e torná-la mais acessível e de maior qualidade. Dessa forma, a justiça ambiental é destacada como importante nesse processo, tendo em vista que as consequências da ausência ou má distribuição do serviço de saneamento básico recaem sobre as populações mais pobres e marginalizadas, expostas diariamente à doenças e contaminação.


Saiba mais sobre o PET-IRI/PUC-Rio

O PET é um programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) cujo objetivo é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique seus participantes para atuação acadêmica e/ou profissional futuras.

Para tanto, os integrantes do PET desenvolvem, individual e coletivamente, um conjunto de atividades de estudo, pesquisa e exposição de conteúdos científicos. A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal, cujo valor atual é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), enquanto o bolsista permanecer no Programa.

O PET/IRI, intitulado ‘BRASIL GLOBAL’: DESAFIOS DA INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO, tem como objetivo formar alunos com capacidade crítica para análise de temas e problemas centrais ao processo de inserção internacional do Brasil. Visa contribuir para implementação e consolidação de novos métodos de ensino e aprendizagem vinculados ao programa de desenvolvimento curricular do IRI. Serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos eixos prioritários: a) Instituições e Governança – participação brasileira na nova arquitetura do sistema internacional, 2) Desenvolvimento e Cooperação – agenda de desenvolvimento internacional brasileira, sobretudo, nas estratégias de cooperação Sul-Sul e 3) Plataforma de Direitos e Temas Sociais – ênfase para posição brasileira sobre direitos humanos, direito humanitário e temática migratória.

A formação pedagógica dos bolsistas está estruturada em atividades de formação básica, realização de pesquisas, monitorias e grupos de orientação, atividades profissionalizantes com especialistas, divulgação de produtos desenvolvidos pelos bolsistas. Espera-se que o grupo articule espaço de produção coletiva, assegurando capacitação que garanta melhor aproveitamento do currículo por parte dos bolsistas e dos alunos agregados, além de fomentar a elaboração de recursos e produtos relativos a temas centrais da agenda internacional brasileira para consulta do público acadêmico e não acadêmico.

Para informações sobre o programa e contato – www.pet-iri.com.


Veja mais:

Tags

pet/tepp