Ana Garcia é selecionada como segunda colocada no Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

A professora Ana Garcia foi selecionada como segunda colocada no Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos, que reconhece, anualmente, os melhores artigos das revistas editadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM). O prêmio tem como finalidade estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do País de forma sustentável.

A divulgação dos resultados dos primeiros e segundos lugares ocorrerá na solenidade de abertura do 49º Encontro Nacional de Economia da ANPEC, que será realizada no formato online em 06 de dezembro de 2021, às 13h30.

Garcia recebeu o prêmio pelo seu artigo “INVESTIMENTOS DA CHINA NO BRASIL, NA ÁFRICA DO SUL E NA ÍNDIA: ARRANJOS INSTITUCIONAIS, ATORES E IMPACTOS”, publicado na revista Tempo do Mundo (RTM), número 22, de 2020. No trabalho, a professora fornece um panorama dos investimentos da China em três outros membros do BRICS: Brasil, África do Sul e Índia. Metodologicamente, Garcia evidencia as características mais relevantes dos investimentos chineses, observando as principais empresas e bancos de investimento; volumes de investimento e principais setores; e participação do governo local e instituições parceiras privadas. Neste sentido, o artigo fornece aspectos relevantes que permitem identificar similaridades e diferenças nas relações econômicas de cada país com a China.

Veja mais:

África do SulBrasilBRICSChinaCooperação InternacionalDesenvolvimentoEconomia PolíticaÍndia