Egressas do IRI recebem prêmios na ABRI

Compartilhar

As egressas Isa Lima Mendes, doutora pelo IRI/PUC-Rio, e Beatriz Nazareth de Souza Teixeira, mestra pelo IRI/PUC-Rio, foram premiadas no 10º Concurso de Dissertação e Tese da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Isa Lima Mendes recebeu o prêmio de Melhor Tese de 2022 pelo trabalho intitulado Unveiling inclusion in peace negotiations through the concept of political representation: Women and the Havana Dialogues between the Colombian government and the FARC-EP – 2012-2016, orientado pela professora Monica Herz.

Na tese, a autora aborda a questão da inclusão nas negociações de paz de um ângulo diferente daquele normalmente empregado pela literatura de Estudos sobre Paz e Conflitos (PCS). Embora por muito tempo tenha sido visto apenas como uma fonte de perturbação no caminho de acordos políticos, a inclusão da sociedade está lentamente sendo aceita como uma “perturbação necessária” à construção de acordos legítimos e de uma paz duradoura. O desconforto que motivou e pesquisa decorre da frequente despolitização e instrumentalização da inclusão no contexto da negociação e mediação da paz. A inclusão é muitas vezes tratada como uma entidade benigna que visa cultivar a legitimidade de um novo sistema político, enquanto sua natureza política inerente – as articulações políticas, disputas e exclusões que envolve – recebem pouca atenção. No esforço de politizar essa discussão, a tese disseca a ideia de inclusão nos processos de paz, analisando-a pelas lentes conceituais da representação política. Ao contrário de nossa tendência contemporânea de considerar a representação apenas o produto pontual de eleições periódicas, o conceito é tomado em uma interpretação crítica e ampliada, considerada no contexto de seus dilemas atuais e sua relação complexa com a participação política, particularmente à luz da teoria democrática feminista. Além das eleições e da autorização formal, a pesquisa considera a representação política possível e presente em situações diferentes dos ambientes institucionalizados usuais, tais como as negociações de paz.

Beatriz Nazareth de Souza Teixeira recebeu menção honrosa no prêmio de Melhor Dissertação de 2022 pelo trabalho intitulado “Caring about women and the role of quantification in family planning: a critical analysis of the FP2020 programme“, orientado pela professora Isabel Rocha de Siqueira.

A dissertação parte da constatação de que a interseção entre população, conflito, mudanças climáticas e migração é o ponto central dos debates contemporâneos sobre controle populacional e reacende iniciativas cujo alvo são os corpos de mulheres e meninas, majoritariamente não-brancas e do Sul Global. À medida que uma população crescente passa a ser enquadrada como um problema global, a fertilidade dessas mulheres se torna uma ameaça e os seus corpos um espaço para intervenções de organizações internacionais, agências de desenvolvimento e governos. O propósito do trabalho é investigar uma dessas intervenções, a maior no tocante a recursos financeiros – Family Planning 2020. Mais especificamente, o trabalho foca no papel desempenhado por dados quantitativos para fundamentar intervenções na saúde reprodutiva de milhões de mulheres. A hipótese da dissertação é que esses dados desempenham um papel fundamental no posicionamento de políticas de planejamento familiar como objetivas e baseada em evidências, e não como fundadas em fatores raciais. Ademais, a adesão a uma ética do cuidado pode orientar tais políticas de maneira que se evite instrumentalizar a fertilidade e a saúde de mulheres para buscar a questões associadas a problemas de ‘superpopulação’.