Iniciação Científica (PIBIC/ FAPERJ): Seleção Extraordinária

Compartilhar

A prof. Ana Garcia está selecionando candidat@s para Bolsa de Iniciação Científica da FAPERJ.

A Bolsa tem duração de 12 meses (podendo ser renovada por igual período) e remuneração de R$ 525,00 mensais. O título do projeto é: “Acordos de facilitação e proteção de investimentos: uma análise comparada entre os países BRICS, África e América Latina”. 

O processo seletivo consistirá de duas etapas: 1ª análise de currículo e carta de intenções; 2ª entrevista.  O currículo e a carta devem ser enviados diretamente para a prof. Ana até 15 de outubro. Os candidatos selecionados serão entrevistados até 31 de outubro

Sobre o projeto:

Tendo em vista a ampliação da atuação de multinacionais e instituições financeiras dos países BRICS em outros países e regiões do Sul Global, a presente pesquisa objetiva fazer um levantamento de dados sobre os acordos de proteção de investimento dos BRICS em duas regiões: África e América Latina. Forneceremos uma leitura dos Tratados Bilaterais de Investimentos (TBI) a partir da economia política. A pesquisa busca identificar em que medida os BRICS reproduzem o modelo tradicional de proteção ao investidor, especialmente promovido pelos EUA e de países europeus na década de 1990, ou se esses países inovam com modelos alternativos, como o caso brasileiro. Os resultados da pesquisa serão apresentados na forma de texto, tabelas, gráficos e mapas.

Contato e mais informações: anasaggioro@puc-rio.br