Qual o lugar das Forças Armadas na Democracia?

A professora Maíra Siman, coordenadora acadêmica do Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA), e Victória Santos, pesquisadora de pós-doutorado do IRI e do NEDEFA, conduziram um workshop do Projeto de Extensão Interinstitucional “Militares e Democracia”.

O projeto visa a produção de um material pedagógico (audiovisual) multi-uso para orientar a formação de recursos humanos conscientes do lugar das Forças Armadas no Estado de Direito. Ao mesmo tempo busca-se fomentar a participação social desde as escolas, a Universidade e os meios de comunicação na temática das relações civis-militares na democracia.

A iniciativa é desenvolvida em colaboração com as professoras Adriana Marques (UFRJ), Marina Vitelli (UFRRJ) e Juliana Bigatão (UNIFESP). A realização do workshop teve apoio de estudantes e pesquisadoras do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, também da UFRJ.

O NEDEFA é um núcleo interdisciplinar focado em temas relacionados às Forças Armadas e sua integração no Estado Democrático de Direito, composto por professores, pesquisadores e alunos dos Departamentos de Ciências Sociais, Direito, e História e do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Saiba mais.

DemocraciaEducaçãoForças ArmadasSociedade Civil