A economia política das relações Sul-Sul: uma análise comparativa dos investimentos da China no Brasil e na África do Sul

O BRICS se constituiu ao longo dos anos 2000 como um grupo político e econômico do Sul Global. Com base em pesquisas e parcerias anteriores, este novo projeto visa fortalecer a colaboração entre o BRICS Policy Center (BPC) e o African Centre for Citizenship and Democracy e aprofundar uma análise comparativa dos investimentos da China no Brasil e na África do Sul. O projeto produzirá dois relatórios completos que irão mapear: os fluxos de investimento estrangeiro direto chinês, observando volumes, projetos, principais setores e empresas que atuam no Brasil e na África do Sul; as principais instituições públicas e privadas (governos locais, bancos, associações empresariais) que facilitam as interfaces entre investidores e estados beneficiários; serão analisadas as políticas públicas que facilitam, promovem e protegem os investimentos, como programas nacionais, legislação, acordos de investimento, bem como políticas de crédito; por fim, identificar projetos relevantes no Brasil e na África do Sul para analisar a dinâmica local gerada pelos investimentos chineses, seus impactos nas comunidades locais, trabalhadores e meio ambiente.

Com os materiais produzidos pelas duas equipes, o projeto promoverá networking estratégico, intercâmbio e aprendizado mútuo entre acadêmicos, organizações da sociedade civil e movimentos populares em torno dos investimentos chineses nos dois países. Além disso, com foco na comparação e avaliação de políticas públicas, o projeto criará espaços de diálogo democrático com agentes públicos e tomadores de decisão nos níveis local, nacional e internacional. Será discutido em que medida os investimentos Sul-Sul podem ocorrer de forma mais cooperativa, sob bases socioambientais mais equilibradas, ou se esses investimentos reproduzem hierarquias entre países do Sul Global com impactos negativos nas comunidades, trabalhadores e meio ambiente. Assim, pretendemos contribuir para uma compreensão mais ampla das novas configurações do capitalismo global e do papel da China, e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, sustentável e inclusivo.

O projeto tem apoio da Fundação Karibu, FAPERJ, entre outras instituições nacionais de pesquisa, e será coordenado pelas professoras Ana Saggioro Garcia e Maria Elena Rodriguez (BPC-IRI/PUC-Rio) e Lisa Thompson (ACCEDE e University of Western Cape).

África do SulBrasilChinaEconomia PolíticaSul Global