Cartilha “Masculinidades, Arte e Potências Periféricas”

Qual a importância de se discutir o conceito de masculinidades?

Ao longo das últimas décadas, as relações de gênero têm sido debatidas e desconstruídas, como resultado de várias contribuições feministas. O tema das masculinidades tornou-se um ponto crucial de análise e reflexão: a (re)produção de normas e padrões de gênero desiguais são, no entanto, relacionais. Nesse sentido, é muito importante falar sobre masculinidades para os próprios estudos feministas e de gênero. Afinal, como pensar em “mulheres” sem pensar sobre os “homens”, uma vez que essas identidades são relacionais e estão imbricadas?

É com esse objetivo que produzimos a cartilha “Masculinidades, Arte e Potências Periféricas”. O presente documento busca ampliar o campo de reflexão sobre o tema a partir de discussões que tratam do próprio conceito de masculinidade, aprofundando o entendimento sobre marcadores de diferença, a exemplo do que significa “ser homem”, dos processos de produção das sexualidades através de normas e padrões socialmente impostos e o papel da arte na construção de outras masculinidades. Ao longo da cartilha são apresentadas as diversas iniciativas artísticas que, junto à equipe do projeto GlobalGRACE Brasil, buscam criar novos referenciais para pensar os temas de gênero, masculinidades e sexualidade. Pensar o “Eu-Corpo”, e a sua íntima relação com os territórios, principalmente com o território periférico, sugere caminhos possíveis para uma vida mais equitativa e saudável em sociedade para todas as pessoas.

Neste documento constam registros dos trabalhos de artistas que integraram as ações brasileiras do GlobalGRACE: Residência Masculinidades NoBela, Residência Passinho Carioca e ELÃ – Construindo Masculinidades Outras.

A cartilha está disponível para download gratuito nos idiomas português, espanhol e inglês

O GlobalGRACE é um projeto financiado pelo Global Challenge Research Fund (GCRF/RCUK) pelo que mobiliza intervenções artísticas para pesquisar e possibilitar abordagens de gênero que contribuam para o bem-estar internacionalmente e que inclui universidades e ONGs de Bangladesh, Brasil, México, Filipinas, África do Sul e Reino Unido. No Brasil, vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e as ONGs Promundo, UNIperiferias e Observatório de Favelas e conta com a parceria do CES/Universidade de Coimbra. Saiba mais sobre o GlobalGRACE.

América LatinaArtesBrasilCulturaFeminismoGêneroMasculinidadePerformatividadePeriferiaSexualidade