“Decolonization and Feminisms in Global Teaching and Learning ” é um livro para professores e alunos que buscam participar da criação de espaços radicais e libertadores para além da academia. Esse volume é inspirado no pensamento decolonial e feminista.

Nesse sentido, no capítulo “Coloniality of power, knowledge and modes of (des)authorization: occupation practices in Brazilian schools and universities”, Marta Fernández e Andréa Gill falam, a partir de uma perspectiva decolonial, sobre as ocupações de escolas e universidades brasileiras em 2015, a fim de explorar as condições políticas, econômicas, sociais e culturais que elas revelam sobre a sociedade onde se situam. Argumenta-se, portanto, que, no momento em que as ocupações acontecem, elas desestabilizam a visão colonial/moderna sobre o conhecimento assim como os processos de (des)autoridade que situam aqueles que tradicionalmente têm o poder.

BrasilConhecimentoDecolonialEducaçãoEnsino Superior