Data-caring in digital democracies: Brazilian politics and a pedagogical experience with conversations

Compartilhar

Nessa véspera de eleição, a professora Isabel Rocha de Siqueira acaba de publicar o artigo “Data-caring in digital democracies: Brazilian politics and a pedagogical experience with conversations” na revista Globalizations.

À medida que nos aproximamos de novas eleições, Rocha de Siqueira pormenoriza sua experiência de ensino em um curso experimental lecionado após as eleições de 2018 no Brasil, oferecendo esclarecimentos sobre o que se constituiu como um estudo exploratório em dado-cuidado, no qual foram exploradas as formas como podemos ter cuidado a respeito dos dados, cuidar com dados, e dataficar com cuidado. Inspirando-se em contribuições feministas em estudos de dados e pedagogia, este artigo desenvolve a noção de dado-cuidado como uma intervenção ético-política. O trabalho interroga a forma como a “arquitetura digital do neoliberalismo” reduz a complexidade das relações sociais além de analisar a ausência de conversas e narrativas. Tendo como pano de fundo a polarização política no Brasil, o artigo discute como as práticas de dataficação no mundo digital acionam categorias que identificam o Self e o Outro sem contexto ou complexidade. Em oposição, dado-cuidado baseia-se no entendimento de que o tipo de diálogo necessário para viver em conjunto em tempos polarizados requer conversas que possam descomprimir arcos narrativos.

A professora Isabel Rocha de Siqueira também apresentou os resultados da pesquisa no I Colóquio de Humanidades Digitais da PUC-Rio, realizado no dia 29 de setembro na PUC-Rio. Confira o registro abaixo!


A fala da prof. Rocha de Siqueira tem início em 8:11:10

Tags

Ciência e TecnologiaDadosDemocraciaPedagogia