Os caminhos das artes: educação popular e metodologias formativas nas periferias

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A professora Andréa Gill, em conjunto com Isabela Souza (Observatório de Favelas), contribuiu com o capítulo “Os caminhos das artes: educação popular e metodologias formativas nas periferias” para a publicação do volume “Organizações sociais populares: educação e memória nas periferias”.

O presente trabalho se insere em diálogos e processos que buscam ampliar metodologias educativas e de formação política através de linguagens artísticas a partir de sujeitas/os e territórios periferizadas. Objetiva-se renovar a aposta nas artes como geradora de espaços formativos e linguagens que comunicam de modo abrangente, especialmente no que tange a criação de redes autônomas e arquivos centrados na produção de saberes e narrativas próprias. Assim, tem como intuito reposicionar o debate sobre educação popular e o princípio de democracia na atual conjuntura política brasileira, sofrendo crescentes ataques e investidas perante processos seculares de apartamento territorial e racial, constantemente atualizado pela colonialidade do ser, saber e poder herdada do projeto imperial europeu de base escravista que forjou o estado e a sociedade vigente e seus mecanismos de inclusão e exclusão social. Para tanto, propõe-se uma discussão sobre a criação da Escola Livre de Artes – ELÃ como experimento pedagógico-artístico para jovens artistas oriundas/os de favelas e periferias, puxada pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, através do projeto Galpão Bela Maré e organizações parceiras. A partir de suas metodologias formativas e disputas políticas, procura-se afirmar a centralidade do campo artístico como local de produção de conceitos, métodos e incidências políticas na formação de redes e espaços educativos nas periferias urbanas.

O lançamento do volume ocorrerá no dia 28/09, às 17h, na PUC-Rio, Edifício Frings (sala F410).