Processos de Paz e Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR): qual o papel da mediação?

Compartilhar
03 Dez

Os processos de “Desarmamento, Desmobilização e Reintegração” (DDR) são partes fundamentais da negociação e implementação de acordos de paz. Expressam muitos dos desafios que perpassam a reconstrução de comunidades políticas, incluindo, entre outros elementos, o fim do conflito armado, a reforma das regras de organização da violência no chamado “pós conflito” e o controle democrático das Forças Armadas. Nesse sentido, vale perguntar: qual o papel da mediação nesse contexto de práticas?

O curso “Mediação Internacional”, lecionado pela prof. Maíra Siman, concebe a mediação internacional como prisma analítico privilegiado para abordar importantes aspectos teóricos, conceituais e empíricos que estruturam as formas dominantes de gestão da violência e de construção da paz nos conflitos armados contemporâneos. Entende-se que o estudo das práticas de mediação para a paz possibilita não apenas jogar luz sobre as hierarquias e marginalizações que permeiam a intervenção de atores internacionais em contextos de violência armada, mas também (re) pensar o lugar do Sul Global na produção de conhecimento e de expertise em resolução e transformação de conflitos.

O curso apoia-se no trabalho de várias pesquisas realizado no âmbito da Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM).

Convidamos a tod@s para a aula aberta no dia 3/12, às 15:00 horas, com a participação da prof. Monica Herz, coordenadora do GSUM.

Tags

Conflitos InternacionaisDesarmamentoForças ArmadasMediaçãoPazResolução de ConflitosSul GlobalTransformação de Conflitos