“Towards an Abolition Political Economy”, com Robbie Shilliam

26 Nov

O Instituto de Relações Internacionais convida todxs para o evento de abertura do workshop II Abordagens Críticas ao Desenvolvimento. A aula aberta será ministrada pelo professor Robbie Shilliam (Johns Hopkins University) com o título “Towards an Abolition Political Economy”.

A ideia de “desenvolvimento” está fortemente relacionada às grandes narrativas propostas pela “economia política clássica” do século XVIII. Essas narrativas não somente descreviam a ascensão de uma “sociedade comercial”, mas também procuravam tratar da expansão do império europeu. Ler o argumento de Adam Smith em A Riqueza das Nações como uma resposta à perspectiva da abolição nos obriga a reavaliar a gramática fundacional da economia política – e, portanto, do desenvolvimento.

A mesa também contará com mediação e comentários por Isabel Rocha de Siqueira e Paulo Chamon.

O evento será realizado no dia 26 de Novembro às 18 horas na Sala do CTC (11º andar do prédio Cardeal Leme), no Campus PUC-Rio, Gávea

DesenvolvimentoEconomia PolíticaRacismo