Graduação

graduacao

A Graduação em Relações Internacionais (RI) da PUC foi criada em 2003 e reflete a experiência acumulada pelo instituto, durante 30 anos, em pesquisa e ensino de pós-graduação. O projeto pedagógico da graduação combina três dimensões: articulação entre teoria, metodologia e prática profissional; flexibilidade curricular; especialização para a prática profissional no campo das RI. A estrutura do currículo oferece uma sólida formação nas áreas fundamentais da disciplina de Relações Internacionais; uma ampla gama de matérias optativas em temas básicos e avançados, bem como cursos sobre a política e a economia de diversas regiões. Desta forma, os alunos podem desenvolver percursos de aprendizado aprofundando-se em áreas como Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Comércio Internacional, Conflitos Internacionais e Pesquisa Científica.

 

O(a)s aluno(a)s de graduação do IRI poderão concluir o Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Cooperação para o Desenvolvimento (MAPI) em apenas um ano. Para tanto, deverão cursar, ainda durante a graduação, disciplinas do MAPI que poderão contribuir para integralizar seus créditos nos grupos Optativas de Prática Profissional, Estudos Avançados e Eletivas Livres. Após a conclusão da graduação, o(a)s aluno(a)s poderão se candidatar ao mestrado, cursando os créditos remanescentes em um período de um ano. Ou seja, em cinco anos, o(a)s aluno(a)s poderão obter diploma de graduação e de mestrado. 

 

O MAPI é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu que capacita para o exercício profissional na área de Relações Internacionais. O Mestrado Profissional diferencia-se do Mestrado Acadêmico, por sua ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências que preparem o(a)s aluno(a)s para o mercado de trabalho. Seu currículo combina fundamentos conceituais e habilidades analíticas à prática profissional.  O MAPI é um programa em tempo parcial, permitindo a inserção no mercado de trabalho. O corpo docente combina sólida excelência acadêmica à experiência e liderança no mercado profissional.

 

Acesse mais informações sobre o MAPI aqui.

 

Assine nossa newsletter