Seleção extraordinária PIBIC – 2021/2022

Compartilhar

Mais uma chamada para a Seleção Extraordinária do PIBIC, agora com 2 vagas nos projetos descritos abaixo. Baixe o edital para informações completas.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS A PARTIR DA DIÁSPORA NEGRA

Essa pesquisa parte da ideia de que a produção do conhecimento em Relações Internacionais participa do processo de colonialidade do saber por meio do qual saberes produzidos pela diáspora negra foram sistematicamente apagados, subalternizados e folclorizados As Relações Internacionais somam-se a outras disciplinas na produção de injustiças cognitivas que desqualificam, invisibilizam e obliteram conhecimentos produzidos por sujeitos outros, não-ocidentais e não-brancos. Nesse sentido, a pesquisa aborda os epistemícidios que constituem e são constituídos as/pelas Relações Internacionais e que reforçam a cumplicidade da disciplina com o projeto colonial que continua a marginalizar uma imensa riqueza de experiências cognitivas, cosmovisões, saberes e sociabilidades. De forma geral, pretende-se jogar luz sobre diferentes formas de resistência, locais e globais, que possuem o potencial de desestabilizar as relações de poder intrínsecas ao percurso epistêmico das Relações Internacionais. Busca-se colocar em xeque aquilo que é visto como normal e natural nas Relações Internacionais a partir da articulação de outros referenciais teóricos, outras existências políticas, cosmologias e temporalidades que resistem, rivalizam ou mesmo são indiferentes à gramática hegemônica da disciplina. De forma mais específica, a pesquisa objetiva analisar as performances e saberes vivenciados na diáspora negra que cotidianamente disputam e produzem fissuras na dita normalidade das Relações Internacionais.

Profª Coordenadora: Marta Regina Fernández y Garcia 

Prazos:

Inscrições: até 03 de dezembro de 2021 (17h) via formulário
Seleção

1) Comunicação das entrevistas até 08 de dezembro de 2021
2) Entrevistas dia 14 de dezembro de 2021
Divulgação de resultados
: até 15 de dezembro de 2021
Início dos trabalhos: março de 2022

————————————————————————

COSMOPOLITISMO CRÍTICO E PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA

A crise da ordem global consolidada a partir do final da Segunda Guerra Mundial, que teve por base os princípios do multilateralismo, cosmopolitismo liberal e direito internacional tornou-se evidente em meados do Século XXI, com o questionamento de sua legitimidade e a proposta de mecanismos alternativos de governança pelos chamados países emergentes, sobretudo a China, tais como BRICS, G20, Novo Banco de Desenvolvimento. No plano doméstico, a democracia liberal tem sido desafiada, com a ascensão de governos autoritários e de extrema direita tanto no Norte como no Sul Global. Este projeto reflete sobre as seguintes questões: Como contestar premissas universalizantes da ordem liberal do pós-Guerra, evitando nacionalismos ou apologia ao poder? Como adaptar modelos democráticos à contextos socioculturais domésticos diversos sem banalizar princípios básicos de legitimidade democrática? De que forma as organizações e instituições globais e regionais podem ter um papel nos processos de consolidação democrática e atividades de promoção de democracia? Qual o papel dos governos e sociedades do Sul Global nesses processos, tais como o Brasil? Essas perguntas são estruturadas no projeto de forma que a pesquisa incorpore, por um lado, reflexões conceituais, teóricas e normativas, e por outro lado, a elaboração de análises empíricas no formato de estudos de caso.

Profª Coordenadora: Andrea Ribeiro Hoffmann

Prazos:

Inscrições:  até 03 de dezembro de 2021 (17h) via formulário.
Seleção
1) Comunicação das entrevistas até 06 de dezembro de 2021
2) Entrevistas dia 09 de dezembro de 2021
Divulgação de resultados
até 10 de dezembro de 2021
Início dos trabalhos: março de 2022

Sobre o PIBIC:

O Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq é um programa do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa.

De acordo com as diretrizes do CNPq, o PIBIC deve ser encarado como um incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Neste sentido, deve ser distinguido de outros tipos de estágios e trabalhos, que têm sua tônica na formação profissional.


Veja mais: