Agenda de atividades 2021.2 do Laboratório de Metodologia

Compartilhar

O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2021.

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas.

Em função da pandemia causada pelo coronavirus permaneceremos realizando nossas atividades remotamente através da plataforma Zoom. Neste semestre o LabMet oferecerá dois minicursos (9h totais) e uma oficina (6h totais). As temáticas oferecidas foram pensadas com vistas a priorizar metodologias que podem ser utilizadas para a condução de pesquisas em períodos de distanciamento social. Você encontra maiores informações sobre a questão no Guia de pesquisa na quarentena: Obstáculos e possibilidades para as ciências humanas e sociais em isolamento social, que elaboramos em parceria com o Laboratório de Humanidades Digitais  (dhLab/PUC-Rio).

Nos dias 08 e 09 de setembro, das 18h às 21h, ofereceremos a oficinaEstratégias Metodológicas para Entrevistas e Introdução a Survey ministrado pela Profª. Drª. Maria Helena Zamora (Departamento de Psicologia da PUC-Rio). O minicurso curso pretende apresentar de forma introdutória algumas técnicas metodológicas de aplicação de entrevistas para pesquisa científica, assim como a aplicação de surveys. Para este curso, as inscrições ficarão abertas do dia 30 de agosto ao dia 03 de setembro, sem possibilidade de adiamento.

Como complemento à oficina sobre estratégias metodológicas para entrevistas, recomendamos acessar o Breve Guia de Ética em Pesquisa: parâmetros éticos de submissão junto à Câmara de Ética em Pesquisa da PUC-Rio, recém-lançado pelo LabMet e com instruções essenciais à condução de pesquisas com participantes, seguindo padrões éticos essenciais à boa investigação.

Também em setembro será oferecido o minicurso “A dialética como experiência do saber e como saber da experiência, a serministrado pelo Prof. Dr. Douglas Rodrigues Barros (Doutor em Filosofia pela UNIFESP) nosdias 27 e 29 de setembro e 01 de outubro, das 18h às 21h. Neste minicurso investigaremos o pensamento de Hegel, Platão e Badiou demonstrando como a dialética investiga os métodos e está mais implicada com a experiência junto ao objeto do que com um saber que lhe é externo.

Por fim, nos dias 05, 06 e 07 de outubro, a Profª. Drª. Flávia Braga Vieira (Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFRRJ) oferecerá o minicurso “Metodologia de Pesquisa em Conflitos Socioambientais: levantamento, classificação e valoração de danos e impactos”. O objetivo deste minicurso é apresentar metodologias de pesquisa para levantamento, classificação e valoração de danos e impactos socioambientais, trabalhando a partir da literatura das ciências sociais e de experiências empíricas de conflitos decorrentes de grandes projetos de desenvolvimento.

Tags

MetodologiaMinicurso de MetodologiaOficina de Metodologia