Agenda LabMet 2022.2

Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2021. 

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas. 

Com o avanço da vacinação para COVID-19, o LabMet volta a oferecer atividades presenciais neste segundo semestre de 2022, mas segue contando com atividades híbridas e totalmente online via Zoom. Neste semestre, além dos dois minicursos (9h totais/cada) e uma oficina (6h totais), o LabMet oferecerá duas novas atividades para formação complementarem relação a formação docente e capacitação para pesquisa. 

Nos dias 20 e 21 de setembro, das 10h às 12h, realizaremos as conversas orientadoras para construção do Guia de Técnicas de Docência e Reflexões sobre a Educação, no auditório do IRI 2. As conversas ocorrerão em formato híbrido, para integrar discentes que não estão no Rio de Janeiro. O conteúdo dos diálogos irá subsidiar a elaboração de um guia que pretende dar assistência a discentes de pós-graduação em estágio-docência, compartilhando técnicas para serem mobilizadas em sala de aula, além de breves ensaios sobre os desafios que se enfrentam na educação. 

Nos dias 10, 11 e 18 de outubro, será oferecido o Minicurso sobre Abordagens Participativas Aplicadas à Pesquisa Social, pela Profª. Ms. Joana Amaral (Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional-UnB). Nos dias 10 e 11, as atividades ocorrerão presencialmente no auditório do IRI 2, das 12h às 15h. No dia 18, o minicurso será finalizado via Zoom, das 15h às 18h. Dado que as metodologias participativas pouco a pouco foram sendo utilizadas em projetos de intervenção, no ciclo de políticas públicas, no desenvolvimento organizacional, em programas de cooperação internacional e na pesquisa social, o minicurso visa pontuar que o compartilhamento de controle e poder na pesquisa participativa podem ser trabalhados em complementariedade com perspectivas convencionais. 

Nos dias 25 e 28 de outubro, das 15h às 18h, será ofertado o Ateliê em Processos de Pesquisa, presencialmente, no auditório do IRI 2. Esta nova atividade do LabMet busca oferecer estratégias para manejar bem e avançar nas diferentes etapas da pesquisa. A atividade deste semestre será conduzida pelos professores Anna Leander Stefano Guzzini, que realização exposições e diálogos sobre estratégias de publicação. A atividade será executada em modalidade presencial. 

Já nos dias 4, 8 e 11 de novembro, das 15h às 18h, realizaremos o minicurso Flipping the Same Coin: Casual Ethnography and Autoetnography in Multiracialized Societies, ministrado pelo Prof. Dr. John Stanfield (University of Mauritius). O objetivo do curso é apresentar uma contribuição inovadora à literatura convencional em etnografia que aporta análise qualitativa com opções variadas de métodos ao invés da metodologia puramente quantitativa que geralmente ocorre nos estudos de Relações Internacionais e Relações Diplomáticas. Serão explorados princípios básicos e práticas desta nova metodologia como sustentadora e fortalecedora de uma metodologia de construção da paz, desenhada a partir da expansão da justiça restaurativa no sentido do que o Prof. John Stanfield passa a designar Justiça Restaurativa Multicultural Global, baseado na pesquisa, viagens e experiência de residência na África e nas nações da diáspora global, incluindo Brasil e Estados Unidos. 

A última atividade a ser realizada será a Oficina de Análise de Dados Qualitativos com NVivo, que será conduzida pela Profª. Drª. Anna Venturini (Doutora em Ciência Política-USP/Pós-Doutoranda CEBRAP), nos dias 8 e 10 de novembro, das 19h às 22h. O curso oferece uma introdução a um dos principais softwares de análise qualitativa: o NVivo. Serão abordadas as principais funcionalidades e ferramentas do software para análise de materiais qualitativos. A atividade será remota, oferecida via plataforma Zoom. 

Devido a razões burocráticas, o segundo minicurso de metodologia ainda será confirmado. 

Aproveitamos e recomendamos que chequem as publicações do LabMet. O Breve Guia sobre Ética em Pesquisa: Parâmetros Éticos em Pesquisa e Submissão junto à Câmara e Ética em Pesquisa da PUC-Rio

CAPES divulga resultados preliminares da Avaliação Quadrienal 2017/2020

A CAPES divulgou no último dia 02/09 o resultado preliminar da da avaliação referente ao quadriênio 2017/2020. Com enorme satisfação informamos que os dois Programas de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio tiveram suas notas de classificação elevadas na escala com nota máxima sete para cursos que possuem mestrado e doutorado.

O PPG Acadêmico em Relações Internacionais do Instituto recebeu nota 6 enquanto o PPG Profissional (MAPI) recebeu nota 4.

Nessa avaliação, a PUC-Rio alcançou um resultado histórico de sua pós-graduação: 56% dos programas (Mestrado e Doutorado) elevaram seu conceito. Hoje, ⅔ dos programas de pós-graduação da PUC-Rio possuem nota 6 e 7, demonstrando sua tradição de excelência em pesquisa e ensino no Brasil.

Parabenizamos professores, alunos e funcionários de todos os programas, em especial os seus coordenadores no período avaliativo em questão.

O PPG Acadêmico do IRI/PUC-Rio está com inscrições abertas. Não perca a oportunidade de participar do processo seletivo!

Iniciação Científica (PIBIC/ FAPERJ): Seleção Extraordinária

Informamos que estão abertas as inscrições para a Seleção Extraordinária do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com vaga para o projeto “Políticas Públicas e o nexus global/local”, coordenado pela Profa. Andrea Hoffmann. 

POLÍTICAS PÚBLICAS E O NEXUS GLOBAL/LOCAL

Esta pesquisa propõe explorar o nexus global/local na discussão, formulação e implementação de políticas públicas nas áreas de saúde e educação, assim como os processos de cooperação e a difusão de práticas e políticas nessas áreas nos âmbitos multilateral global e regional, com foco na América Latina. 

A pesquisa será realizada a partir de um arcabouço analítico que inclui perspectivas teóricas e metodológicas de forma transdisciplinar, incluindo as literaturas de políticas sociais globais, redes transnacionais, comunidades epistêmicas, difusão de normas, política externa como política pública e paradiplomacia, destacando o papel dos estados, cidades e municípios nesses processos. Com isso, a pesquisa visa gerar contribuições inovadoras no nível teórico e estudos de caso empíricos que enriqueçam o debate sobre políticas públicas sociais, e recomendações específicas nas áreas de saúde e educação. Profa orientadora: Andrea Hoffmann

Prazo de Inscrições: até 30 de setembro de 2022 para o e-mail a_ribeiro_hoffmann@puc-rio.br (Indicar no Assunto: Candidatura PIBIC Faperj)

Material para a candidatura

  • Carta de motivação
  • CV lattes atualizado
  • Histórico Escolar atualizado (IRI/PUC-Rio)
  • 1 trabalho escrito publicado ou trabalho submetido para disciplina do curso de graduação

Atividades a serem realizadas:

  • Pesquisa, sistematização de dados, elaboração de análises;
  • Elaboração de Relatório de Pesquisa e apresentação no Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio. 

Observações importantes

  1. É fundamental ler o edital em anexo antes de se inscrever.
  2. Toda a comunicação será feita por e-mail. É de responsabilidade da/o candidato ficar atenta a sua caixa de e-mails.

Para mais informações e FAQ, ver PIBIC na PUC-Rio – Pós-Graduação e Pesquisa

Alunos do PET-IRI/PUC-Rio publicam capstone sobre o saneamento básico no Rio de Janeiro

Alunos de graduação do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o Cocôzap e com o data_labe, discutiram a questão do Saneamento Básico no Rio de Janeiro, objetivando aproximar a academia do ativismo para compartilhar conhecimentos e experiências. Encontros entre os bolsistas do programa e integrantes do Cocôzap foram frequentes no último semestre, com ênfase nas questões de governança da água, dos atores envolvidos e da justiça no oferecimento do serviço.

O projeto reafirma o Direito Humano e Social dos indivíduos ao saneamento básico, reconhecidos pela ONU e pela Constituição Federal Brasileira. Questões de governança da água e das políticas ambientais, climáticas, infraestruturais e de saúde que a envolvem foram abordadas. O estudo, elaborado pelos bolsistas Bernardo Beiriz, Daniel Lannes, e Maria Clara Mendes, mostra o histórico da responsabilidade e participação da esfera governamental no saneamento básico, sobretudo o impacto recente das privatizações desses serviços diante da debilidade municipal, fato que priva grande parte da população de seus direitos constitucionais à vida, à saúde e ao meio ambiente.

A pesquisa mostra a responsabilidade das esferas federal, estadual e regional na gestão do serviço, regidas não apenas por questões institucionais, mas também de atuação. O papel da sociedade civil também é mostrado como relevante para influenciar no conjunto de decisões técnico-políticas a partir do ativismo, capaz de transformar a realidade do saneamento básico e torná-la mais acessível e de maior qualidade. Dessa forma, a justiça ambiental é destacada como importante nesse processo, tendo em vista que as consequências da ausência ou má distribuição do serviço de saneamento básico recaem sobre as populações mais pobres e marginalizadas, expostas diariamente à doenças e contaminação.


Saiba mais sobre o PET-IRI/PUC-Rio

O PET é um programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) cujo objetivo é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique seus participantes para atuação acadêmica e/ou profissional futuras.

Para tanto, os integrantes do PET desenvolvem, individual e coletivamente, um conjunto de atividades de estudo, pesquisa e exposição de conteúdos científicos. A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal, cujo valor atual é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), enquanto o bolsista permanecer no Programa.

O PET/IRI, intitulado ‘BRASIL GLOBAL’: DESAFIOS DA INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO, tem como objetivo formar alunos com capacidade crítica para análise de temas e problemas centrais ao processo de inserção internacional do Brasil. Visa contribuir para implementação e consolidação de novos métodos de ensino e aprendizagem vinculados ao programa de desenvolvimento curricular do IRI. Serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos eixos prioritários: a) Instituições e Governança – participação brasileira na nova arquitetura do sistema internacional, 2) Desenvolvimento e Cooperação – agenda de desenvolvimento internacional brasileira, sobretudo, nas estratégias de cooperação Sul-Sul e 3) Plataforma de Direitos e Temas Sociais – ênfase para posição brasileira sobre direitos humanos, direito humanitário e temática migratória.

A formação pedagógica dos bolsistas está estruturada em atividades de formação básica, realização de pesquisas, monitorias e grupos de orientação, atividades profissionalizantes com especialistas, divulgação de produtos desenvolvidos pelos bolsistas. Espera-se que o grupo articule espaço de produção coletiva, assegurando capacitação que garanta melhor aproveitamento do currículo por parte dos bolsistas e dos alunos agregados, além de fomentar a elaboração de recursos e produtos relativos a temas centrais da agenda internacional brasileira para consulta do público acadêmico e não acadêmico.

Para informações sobre o programa e contato – www.pet-iri.com.


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Kai Michael Kenkel é Distinguished Visiting Scholar no Dickey Center do Dartmouth College dos EUA

De setembro de 2022 a junho de 2023, o professor Kai Michael Kenkel ocupará a posição de Distinguished Visiting Scholar no Dickey Center for International Understanding do Dartmouth College nos Estados Unidos. A Dartmouth ‘s Initiative for Global Security (DIGS) seleciona acadêmicos de excelência para trabalharem em seus próprios projetos de pesquisa, os quais devem ser relevantes e ter implicações para a formulação de políticas. A iniciativa busca contribuir especificamente para um avanço na área de segurança internacional por meio de pesquisas destinadas à melhora na formulação de política externa, com a promoção do desenvolvimento de seus formuladores.

Nesse período, o prof. Kenkel foi contemplado com uma bolsa de Pesquisador Visitante Sênior do edital do Programa de Pesquisas no Exterior em Áreas Estratégicas para a Defesa Nacional. Neste programa, a CAPES, em conjunto com as Forças Armadas e o Ministério da Defesa financiam pesquisadores civis, dando-lhes a oportunidade de mobilidade internacional para a produção acadêmica, científica e tecnológica na área, apoiando a capacitação de profissionais e a cooperação entre Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras e estrangeiras com os órgãos de Defesa e as Forças Brasileiras.


Em janeiro de 2022, o professor Kenkel concedeu entrevista para a revista E-IR onde discute o estado atual do campo das Relações Internacionais além da sua própria carreira profissional e interesses de pesquisa.


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BRICS, conjuntura internacional e política externa brasileira: o que esperar no futuro próximo?

O BRICS Policy Center promove o debate “BRICS, conjuntura internacional e política externa brasileira: o que esperar no futuro próximo?” com o embaixador Celso Amorim

O BRICS Policy Center (IRI/PUC-Rio) iniciou seus trabalhos em 2022 em uma nova sede nas Casas Casadas, em Laranjeiras. Neste novo espaço ocorreu, no dia 26 de agosto, o debate “BRICS, conjuntura internacional e política externa brasileira: o que esperar no futuro próximo?” com o embaixador e ex-ministro das relações exteriores, Celso Amorim. Além do embaixador, o debate contou com as intervenções de Gustavo Westman (Ministério das Relações Exteriores), Fernando Ribeiro (IPEA), Isabela Nogueira (IE/UFRJ), Adhemar Mineiro (REBRIP) e Luis Fernandes (IRI/PUC-Rio).

A abertura do evento contou com participação do reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ e da Coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Carolina Tendler. A diretora do BRICS Policy Center, Ana Garcia, coordenou o debate.

Estiveram presentes parceiros, pesquisadores, professores, representantes da sociedade civil e do corpo consular, além de outros convidados que sempre acompanharam a história e incentivaram o trabalho do BPC. Agradecemos aos presentes e esperamos recebe-los(as) novamente em nossa nova sede.

O evento foi transmitido também on-line aos que não puderam comparecer presencialmente. Confira o registro abaixo.

Política Externa Brasileira: desmonte e reconstrução

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e o Instituto de Relações Internacionais da USP, promove a mesa Política Externa Brasileira: desmonte e reconstrução.

No próximo dia 29 de agosto, a professora Monica Herz participará do evento que reúne analistas da política externa brasileira com o objetivo de discutir distintas dimensões e aspectos que caracterizaram a linha de atuação do atual governo e de contribuir para o debate político em curso sobre alternativas para o futuro. A discussão contará também com a participação de Ana Toni (iCS), Deisy Ventura (FSP-USP), Cintya Feitosa (iCS), Felipe Loureiro (IRI-USP), Frederico Merke (UdeSA), Gisela Pereyra Doval (CONICET), Leandro Wolpert dos Santos (IESP-UERJ), Leticia Pinheiro (IESP-UERJ), Lia Valls (PPGRI-UERJ), Maria Regina Soares Lima (IESP-UERJ), Marianna Albuquerque (IESP-UERJ), Monica Hirst (IESP-UERJ), Paulo Trivellato (IRI-USP), e comentários de Bernardo Mello Franco (O GLOBO).

O evento será realizado no dia 29 de agosto às 17h na Sala Olavo Brasil (UERJ) e no Auditório do IRI-USP além de ser transmitido ao vivo pelo canal do IESP no YouTube.  

Relatório Final da Comissão da Verdade da Colômbia

No próximo dia 22 de agosto, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o Departamento de Direito realizarão atividades que buscam debater o impacto do relatório da Comissão para o Esclarecimento da Verdade da Colômbia, lançado no mês de junho de 2022.

No Auditório B8, às 9h, haverá um ato público de entrega do Relatório para a comunidade universitária, com a presença do Magnífico Reitor e a direção dos dois departamentos por parte do comissionado Carlos Bernstein.

Em seguida, às 11h, o comissionado apresentará o capítulo “Las verdades del Exílio: La Colombia Fuera de Colombia”, com a presença da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para Refugiados da PUC-Rio. Às 15h, no mesmo auditório haverá uma conversa/debate aberto sobre as Recomendações do Relatório: Justiça de Transição e Democracia na América Latina.

Os trabalhos da Comissão da Verdade (CV) foram presididos pelo padre jesuíta Francisco de Roux. Ao longo de 3 anos e 7 meses, CV ouviu aproximadamente 30.000 pessoas em entrevistas individuais e coletivas com vítimas, familiares, testemunhas, atores armados no conflito, terceiros civis, empresários, membros das forças de segurança, ex-presidentes e outras figuras sociais e políticas. Além disso, iniciou um processo participativo que incluiu a abertura de 28 Casas da Verdade em diferentes municípios afetados pelo conflito e a realização de múltiplos atos, diálogos e procedimentos para a não continuidade e não repetição do conflito armado; o reconhecimento dos responsáveis e a dignificação das vítimas.

A Comissão da Verdade indicou que pelo menos 450.666 pessoas perderam suas vidas no contexto do conflito armado; 121.768 foram vítimas de desaparecimento forçado; 50.770 foram sequestradas; 16.238 crianças e adolescentes foram recrutados; 32.446 pessoas foram vítimas de atos contra sua liberdade e integridade sexual; e cerca de 8 milhões foram deslocadas, entre outras violações de direitos.

O Relatório Final da Comissão da Verdade, dividido em dez volumes, possui capítulos específicos sobre a violência contra mulheres e pessoas LGBTI e o papel que elas desempenharam na construção da paz e formas de resistência; os impactos do conflito armado sobre os povos étnicos e as disputas sobre os territórios dessas comunidades; a experiência da população colombiana exilada por razões do conflito armado; e as histórias de crianças, adolescentes e jovens que viveram o conflito.”

Processo seletivo 2022-2023 da Pós-Graduação

PRAZO PRORROGADO | Inscrições até 17 de outubro

O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Relações Internacionais que terá início no primeiro semestre de 2023. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro 17 de outubro. As informações completas estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados nos links abaixo.

O Mestrado e Doutorado Acadêmico se estruturam em três linhas de pesquisa – Arquitetura do Sistema Internacional; Conflito, Violência e Pacificação e Globalização, Governança e Desenvolvimento – perpassadas transversalmente por cinco grupos de trabalho (Normas, Regras e Instituições Internacionais; Segurança, Violência, Conflito e Pacificação; Globalização, Desenvolvimento e Economia Política; Identidade, Alteridade e Resistência no Local e no Global; e Mobilidades, Espaços e Resistências), integrados por docentes e discentes.

Os/as candidatos/as serão avaliados/as por uma banca examinadora composta por membros do corpo docente do Programa, aprovada pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto. As informações completas e detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis nos respectivos editais.

Confira os editais atualizados abaixo